Cartaz de cinema

Greve dos atores norte-americanos chega ao fim

Publicado em 9 Nov. 2023 às 09:08, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Bastidores)

Greve dos atores norte-americanos chega ao fim

Um primeiro acordo anunciado esta madrugada interrompe quatro meses de paragem na produção de cinema e televisão nos Estados Unidos.

O SAG-AFTRA, sindicato que representa perto de 160 mil artistas norte-americanos, anunciou o fim da greve após ter chegado a um acordo provisório com as entidades patronais. O protesto durava há 118 dias e pedia melhores compensações financeiras e proteção contra o uso de inteligência artificial.

Os atores e outros artistas do cinema e televisão estão assim autorizados a regressar ao trabalho, pondo termo a meses de uma luta começada em maio, com a greve dos argumentistas - que, entretanto, já tinham chegado a acordo com a Alliance of Motion Picture and TV Producers (AMPTP).

Referido como um dos mais proveitosos da história do sindicato, o novo contrato de três anos inclui aumentos nos salários mínimos e nas contribuições para os planos de pensões e de saúde, compensações adicionais pela exibição em streaming e a muito falada proteção contra o uso não autorizado de imagem e voz com recurso às tecnologias de inteligência artificial.