Cartaz de cinema

Festival de Sundance 2016: o balanço final

Publicado em 2 Fev. 2016 às 23:23, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival de Sundance 2016: o balanço final

Os vencedores, filmes e nomes da última edição do certame fundado por Robert Redford.

Depois das primeiras impressões sobre o Festival, que partilhamos na semana passada, não erramos muito nos prognósticos: Nate Parker e o seu "The Birth of a Nation" foram mesmo os grandes vencedores de 2016 em Sundance.

Entre os vencedores, anunciados no passado sábado, "The Birth of a Nation" arrecadou os prémios do Júri e do Público, não deixando muitas dúvidas em relação ao apelo crítico e popular que esta história, sobre um escravo que liderou em 1831 o movimento de libertação de afro-americanos na Virginia, vai exercer ao longo do presente ano.

Nos documentários, "Weiner" é o título a reter. Detalhando o percurso pessoal e político do congressista Anthony Weiner, desde o escândalo sexual que envolveu fotos íntimas e a sua conta do Twitter até à busca de redenção através da sua candidatura a Mayor de Nova Iorque, o filme de Josh Kriegman e Elyse Steinberg foi a obra documental mais debatida em Sundance. Sem surpresas, venceu o Grande Prémio do Júri na sua competição.

Apesar das críticas negativas e igual receção por parte do público do Festival, "Swiss Army Man" (o filme onde Daniel Radcliffe encarna um cadáver com flatulência) mereceu o Prémio de Melhor Realização para os estreantes Daniel Scheinart e Daniel Kwan.

Fora dos prémios principais. mas com excelentes impressões da crítica especializada, o festival em 2016 proporcionou uma série de títulos, de diversas geografias e temáticas, que merecem atenção, tais como: "Agnus Dei", filme polaco protagonizado por Agata Kulesza (conhecida entre nós por "Ida"); "Operation Avalanche", um pseudo-documentário que ressuscita a teoria de que a aterragem na Lua, pela Apollo XI em 1969, foi forjada pela CIA; "Morris From America", drama afro-americano sobre crescimento e maturidade; "Certain Women", a ternura no feminino com Laura Dern (99 Casas), Kristen Stewart (As Nuvens de Sils Maria) e Michelle Williams (A Minha Semana com Marilyn); e "Love and Friendship", uma incursão de Whit Stillman, um dos principais nomes do cinema indie norte-americano, aos territórios narrativos de Jane Austen.

A lista completa dos vencedores do Festival de Sundance 2016 pode ser consultada no site oficial do certame.