Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (21 a 27 de setembro)

Publicado em 20 Set. 2020 às 14:20, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (21 a 27 de setembro)

Esta semana prepare-se para ver cinema de autor, novas temporadas de séries e documentários sobre Brigitte Bardot, a arquitetura de Jujol e Gaudí, direitos humanos e novas tendências da vida urbana.

Esta semana, a RTP2 estreia a quinta temporada da série policial francesa "Agência Clandestina", que acompanha os agentes secretos da Direção Geral de Segurança Externa francesa.

Por ocasião do aniversário da atriz Brigitte Bardot, será exibido o documentário "Brigitte Bardot: O Pacto com os Animais", um retrato íntimo de uma mulher que serviu o movimento de libertação feminino e foi pioneira na proteção animal; estreia também o documentário "Jujol e Gaudí: Dois Génios da Arquitetura" uma viagem ao mundo de dois dos expoentes máximos da arquitetura modernista; a série documental "Do Jardim Para a Mesa" que nos revela as novas tendências da agricultura urbana; o documentário "Mentes – Uma Jornada pela Inventividade" para conhecer alguns dos investigadores mais brilhantes do Brasil; e "Operação Yellow Bird - Fuga para a Liberdade" que revela a história do resgate secreto dos estudantes chineses que sobreviveram do massacre de Tiananmen e foram implacavelmente perseguidos pelo regime chinês.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "Amor", filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, do cineasta austríaco Michael Haneke; "Frantz", do escritor e cineasta francês François Ozon, inspirado no filme "O Homem que Eu Matei" de Ernst Lubitsch; "Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, sobre um ornitólogo solitário que decide descer um rio de caiaque, em busca de uma espécie ameaçada; e as curtas-metragens "Equinócio", de Ivo M. Ferreira, uma história enigmática e dois amores de equinócio; e "Uma SMS Para Antígona", de Miguel Costa, sobre uma rapariga que sonha ser atriz mas é confrontada com a realidade laboral.

No fim-de-semana, chega a terceira temporada da série juvenil "Encontra-me em Paris", que acompanha os dilemas dos bailarinos que viajaram no tempo, desde 1905 para a moderna cidade de Paris; é ainda exibida a icónica ópera rock "Jesus Cristo Superstar", com um elendo onde se destacam John Legend, Sara Bareilles e Alice Cooper; estreia a peça de teatro "Júlia", criação de Cátia Terrinca e Daniel Gorjão, a partir do texto homónimo de Rúben A.; e o evento anual "39.º Circo do Futuro", onde jovens artistas têm a oportunidade de apresentar a sua arte.

 

Do Jardim Para a Mesa

RTP2, segunda, 21 de setembro, 21h00

Série documental

Série documental de 8 episódios que revela as novas tendências da agricultura urbano e o seu reflexo na alimentação dos moradores da cidade. Para descobrir e aprender a plantar dentro da cidade, colher e cozinhar com os produtos da nossa horta.

Agência Clandestina (estreia da 5ª Temporada)

RTP2, segunda, 21 de setembro, 22h10

Série

JJA (Mathieu Amalric), Chefe de Segurança Interna, é promovido ao cargo de Diretor para colocar alguma ordem na Agência. Enquanto isso, no Egito, Marie-Jeanne avalia as suas capacidades de trabalho em campo.

Uma onda de choque varre a Direção Geral de Segurança Externa (DGSE) quando os meios de comunicação revelam rumores sobre a execução de Paul Lefebvre e o envolvimento da DGSE e da CIA. Estará o agente Malotru realmente morto? E qual terá sido o verdadeiro papel da DGSE e da CIA?

As fugas de informação despertam em JJA demónios do passado e a paranoia que se segue é fonte de preocupação para os colegas mais próximos, Sisteron e Ellenstein. A sua obsessão é partilhada por um novo agente secreto, Mille Sabords, que tenta entrar em contato com os serviços secretos sauditas e conduzir uma investigação sobre esta vítima expiatória (Paul Lefebvre).

César, um génio informático que se infiltrou nos serviços secretos russos e está a trabalhar numa grande operação ao lado dos melhores guerreiros cibernéticos acaba por ser vítima colateral do desaparecimento de Malotru. Vivo ou morto, Malotru continua a afetar todos além-fronteiras - no Sinai, em Jeddah, Phnom Penh, Moscovo, Cairo e também em Paris (sede da DGSE).

Amor (2012)

RTP2, segunda, 21 de setembro, 23h40

Filme

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são dois professores de música reformados que já passaram dos oitenta anos de idade. O casal reside num belo apartamento de Paris e tem uma vida cultural ativa. A filha (Isabelle Hupert), que se dedica igualmente à música, vive no estrangeiro com a família. Um dia Anne, na sequência de uma intervenção cirúrgica para desobstruir a carótida, fica com um lado do corpo paralisado. Totalmente dependente, deixa de conseguir tocar piano. Os dias vão passando e começa a manifestar sinais de demência progressiva. Numa situação sem retorno, os dois lidam com o inevitável fim que se aproxima e o amor que os une é posto à prova.

Jujol e Gaudí: Dois Génios da Arquitetura

RTP2, quarta, 23 de setembro, 23h10

Documentário

Milhares de turistas de todo o mundo visitam Barcelona para admirar o trabalho do grande arquiteto Antoni Gaudí (1852-1926). O que não sabem é que muitas das fotografias que registam são de obras de Josep Maria Jujol (1879-1945), um arquiteto esquecido e outro grande génio do Modernismo catalão. Jujol começou a trabalhar com Gaudí em 1904 e foi não só o seu melhor aluno como contribuiu com significativas inovações no que diz respeito à forma arquitetónica. Josep Maria Jujol era conhecido pela sua imaginação, talento e extraordinário domínio da forma e da cor. Não podemos apreciar verdadeiramente a obra de Gaudí sem um conhecimento profundo do trabalho de Jujol. O documentário analisa o trabalho dos dois arquitetos e a relação profissional de duas mentes brilhantes que abriram caminho para a arquitetura moderna e trabalharam em conjunto para criar as mais emblemáticas obras do Modernismo, como a Casa Batlló, a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, o Parque Güell, Colónia Güell, Sagrada Família ou o Teatro Metropol de Tarragona.

Arquiteto, desenhador, designer e pintor modernista, Josep Maria Jujol é responsável por dar vida e cor aos brilhantes trencadís das criações de Antoni Gaudí. No entanto, as contribuições de Jujol para as obras-primas de Gaudí, e aquelas que ele mesmo criou em toda a Catalunha, não foram suficientemente reconhecidas pelo público. Através do testemunho de especialistas em arquitetura e estudiosos, o documentário revela o que Jujol e Gaudí representam para a arquitetura catalã. Josep Maria Jujol Jr., filho de Jujol; Carlos Flores, arquiteto, historiador e escritor; Toshiaki Tange, arquiteto e presidente do Centro de Estudos Gaudinistas; Juan José Lahuerta, curador do Museu Nacional de Arte da Catalunha; os arquitetos Oriol Bohigas e Josep Llinàs, o ator John Malkovich, ou artista e escritor Perejaume explicam a sua visão e a relação profissional e criativa entre os dois génios.

Equinócio (2018)

RTP2, na noite de quinta para sexta, 25 de setembro, 00h05

Curta-metragem

Curta-metragem realizada por Ivo M. Ferreira, com Adriano Luz, Margarida Vila-Nova, Alba Baptista e Ivo Miguel.

Que aventuras guarda o crepúsculo do equinócio? Duas mulheres navegam numa pequena lancha até um ilhéu, carregando consigo uma urna com cinzas. De quem? Não se saberá. No equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração, o tempo baralha-se como se baralham a luz e a escuridão. É nesse lusco-fusco que Ivo M. Ferreira encontra a torsão e o momento de força desta sua mais recente curta-metragem. Agora retidas naquele lugar isolado, as duas mulheres aproximam-se de um jovem e de um pescador, faroleiros daquela praia, para se entregarem ao desconhecido. Quando amanhece, o vento sopra fortemente a areia nos corpos enrolados. Ivo M. Ferreira regressa assim ao formato da curta-metragem, depois de "Na Escama do Dragão", em 2013, com uma história enigmática e dois amores de equinócio, carregada de misticismo: do renascimento associado ao equinócio até ao pequeno lagarto, que se transmuta diariamente e cujo olhar protagoniza o primeiro plano do filme.

Uma SMS Para Antígona (2018)

RTP2, na noite de quinta para sexta, 25 de setembro, 00h25

Curta-metragem

Filme realizado por Miguel Costa, com Marta Taveira, Fernando Mora Ramos, Fábio Costa, Isabel Lopes, Nuno Machado, Mariana Guarda e Cibele Maçãs.

Aos vinte anos de idade, Maria (Marta Taveira) divide o seu tempo entre a atividade de atriz na companhia de teatro local e o trabalho como caixa numa cadeia de supermercados, com vista a alcançar o grande sonho de prosseguir os estudos de teatro no estrangeiro. Este mundo sonhado é diária e abruptamente cortado pela sua realidade laboral, pautada por regras que lhe são incompreensíveis. Dois acontecimentos mudam por completo o percurso de Maria, pondo à prova o seu ideal de vida. Será a capacidade de concretizar um sonho capaz de vencer todos os obstáculos encontrados?

Frantz (2016)

RTP2, sexta, 25 de setembro, 23h10

Filme

Filme do escritor e cineasta francês François Ozon (Paris, 1967), inspirado no filme "O Homem que Eu Matei" (1932) de Ernst Lubitsch.

Após a Primeira Guerra Mundial, a jovem alemã Anna visita todos os dias a campa do seu noivo Frantz, morto em combate. Um dia conhece Adrien, um misterioso francês que também visita a campa de Frantz. A sua presença, tão repentina após a guerra, vai agitar os ânimos na cidade.

Mentes – Uma Jornada pela Inventividade

RTP2, sábado, 26 de setembro, 15h00

Documentário

O documentário revela algumas das mentes mais brilhantes do Brasil que fazem da ciência a ferramenta para transformar o mundo. Homens e mulheres dedicados à pesquisa, às novas descobertas, ao conhecimento e à sua divulgação.

Jesus Cristo Superstar

RTP2, sábado, 26 de setembro, 15h55

Ópera Rock

Apresentação exuberante da icónica ópera rock de Andrew Lloyd Webber, com letra de Tim Rice. O multipremiado cantor norte-americano John Legend, no papel de Jesus Cristo, lidera um elenco notável que inclui Sara Bareilles no papel de Maria Madalena e a lenda do rock Alice Cooper como Rei Herodes.

O musical conta a história bíblica dos últimos dias da vida de Jesus Cristo, começando com a chegada do profeta e dos seus discípulos a Jerusalém e terminando com a crucificação. Os eventos extraordinários e universalmente conhecidos são contados através do ponto de visto pouco habitual do traidor. Quando Judas Iscariotes denuncia o mestre, essa decisão fatal coloca os dois no caminho da tragédia. Livremente baseada nos evangelhos canónicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, a história, contada exclusivamente por música, explora a relação e as lutas entre Jesus, Judas, Maria Madalena, os discípulos, os seus seguidores e o Império Romano. Gravado em Brooklyn, Nova Iorque, em 2019.

Júlia

RTP2, sábado, 26 de setembro, 22h25

Teatro

Peça de teatro, criação de Cátia Terrinca e Daniel Gorjão, lavrada em cima do texto homónimo de Rúben A., com Ana Sampaio e Maia, Cátia Terrinca, Helena Baronet e Marina Leonardo.

Júlia, a peça original de Rúben A, foi escrita nos anos 60, a partir da estranheza com que um homem observa o gesto abnegado de uma mulher que, lúcida e corajosa, caminha na liberdade de estar só. Passaram-se talvez mais de 50 anos sobre o dia em que Júlia abdicou. Agora, ocupamo-nos da observação clínica do tempo, o tempo, sempre o tempo, que passou. O espectador ora de binóculos, ora de lupa, ora de telescópio, brincando com o bisturi do seu olhar, pode observar um coro de Júlias. Aqui, o médico é ele. Como é a liberdade, quando é substantivo feminino?

Ornitólogo (2016)

RTP2, sábado, 26 de setembro, 23h10

Filme

Filme de João Pedro Rodrigues, com Paul Hamy, João Pedro Rodrigues, Chan Suan, Juliane Elting, Xelo Cagiao.

Fernando (Paul Hamy) é um ornitólogo solitário que decide pegar no seu caiaque e descer um rio perdido no Norte de Portugal em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada conhecida por se encontrar em regiões inóspitas longe dos olhares humanos. Distraído com a beleza da paisagem é surpreendido pelos rápidos e quase morre afogado engolido pela fúria das águas. Salvo por duas chinesas, em peregrinação a Santiago de Compostela, acaba por se embrenhar numa floresta sombria e misteriosa ao tentar regressar ao local de onde partiu. Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no e conduzem-no a atos extremos. Nesta luta pela sobrevivência, Fernando acaba por ter de se confrontar com alguns dos seus demónios mais íntimos e medos mais primitivos que o vão transformar irremediavelmente.

Filme vencedor do Prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Locarno (Suíça) e o Prémio de melhor filme no Festival de Cinema do Recife (Brasil).

Operação Yellow Bird - Fuga para a Liberdade

RTP2, na noite de sábado para domingo, 27 de setembro, 01h05

Documentário

Em 1989, estudantes chineses fizeram uma manifestação na Praça Tiananmen, em Pequim, para reivindicar direitos e liberdade de expressão. A 3 de junho, o governo decidiu reprimir cerca de um mês e meio de reivindicações democráticas e a violência rebentou quando tanques e soldados entraram na cidade e atacaram os manifestantes. Centenas de pessoas foram friamente executadas.

Após o massacre, o governo chinês lançou uma implacável caça ao homem para encontrar os líderes do protesto que escaparam ao massacre. 21 estudantes foram colocados na lista negra dos ativistas mais procurados da China. Considerados inimigos públicos, os seus nomes e fotos forma colocadas em todas as esquinas do país. Dezenas foram detidos, julgados, presos, ou sumariamente executados, mas alguns conseguiram escapar misteriosamente, numa operação secreta até há bem pouco tempo atribuída à CIA.

Com testemunhos de alguns dos principais atores da operação, o documentário de Sophie Lepault revela pela primeira vez a verdadeira história por trás da operação Yellow Bird, uma operação para resgatar dissidentes chineses em perigo de morte em que um diplomata francês assume o papel principal. Uma história sem precedentes que ainda hoje testemunha a dureza do regime chinês.

39.º Circo do Futuro (estreia)

RTP2, domingo, 27 de setembro, 15h00

Circo

Fundado em 1977 por Isabelle e Dominique Mauclair, o Festival Mundial de Circo do Futuro é o resultado de uma paixão. Um evento excecional onde, pela primeira vez, jovens artistas têm a oportunidade de apresentar a sua arte perante um júri internacional e uma audiência curiosa e entusiasta.

Acrobatas, equilibristas, palhaços, malabaristas, trapezistas, dançarinos, movimentam o corpo de maneiras alucinantes e dão saltos de fé de tirar o folego. Precisão, virtuosismo e graciosidade distinguem estes artistas do futuro, num festival que pode mudar as suas vidas. A cada ano, o evento apresenta os melhores jovens artistas de artes circenses do mundo. Competindo por prémios e reconhecimento, saem com novas amizades e uma rede alargada de apoiantes e admiradores. O júri e o público de diretores, produtores, agentes e coreógrafos oferecem uma variedade de oportunidades.

Um evento anual que mostra como as personalidades e a criatividade dessas futuras estrelas influenciam a evolução do circo em todo o mundo. Como diz Alain Pacherie, Presidente do Festival, "O nosso mundo está cheio de desafios. É um momento importante para focar nas artes e no entusiasmo dos jovens artistas para uma evolução nas artes circenses." Artes que cruzam culturas e não precisam de tradução pois a linguagem é universal. Pascal Jacob, diretor artístico, ecoa esse sentimento ao incentivar os jovens artistas circenses: "Sejam criativos! Surpreendam-nos e vão surpreender o mundo!"

As 23 atuações deste ano foram selecionadas entre mais de 1000 inscrições. Os artistas são avaliados pela arte, técnica e relacionamento com o público por um júri de 10 elementos (este ano chefiado por Pavel Kotov, do Cirque du Soleil).

Encontra-me em Paris (estreia da 3ª temporada)

RTP2, domingo, 27 de setembro, 18h30

Série

Terceira temporada da série juvenil que acompanha os dilemas dos bailarinos que viajaram no tempo, desde 1905 para a moderna cidade de Paris. Uma mistura única de bailado clássico, dança contemporânea, comédia e drama.

Lena Grisky é uma típica adolescente, que enfrenta os problemas normais da sua idade: o drama escolar, o drama dos rapazes, o drama familiar. Mas Lena tem um segredo. Ela é uma viajante do tempo, que acidentalmente viajou de 1905 para o século 21. Finalista da Escola de Bailado da Ópera de Paris, a mais prestigiada instituição de dança do mundo, Lena tem de estar um passo à frente dos agentes do tempo, que têm planos para a capturar. Terminado o último ano, a competição por uma cobiçada vaga na companhia de Bailado da Ópera de Paris começa, e Lena está determinada a concretizar o seu sonho. Infelizmente, existem alguns obstáculos no seu caminho, como novas paixões, velhos inimigos e muito drama. Lena precisa de optar entre o seu amor pela dança e o destino de viajante no tempo. O que irá escolher? Só o tempo o dirá.

Brigitte Bardot: O Pacto com os Animais (estreia)

RTP2, domingo, 27 de setembro, 22h45

Documentário

Em 1973, aos 39 anos de idade, Brigitte Bardot decide interromper a sua carreira de atriz, no auge da glória, para se dedicar à defesa e proteção dos animais. A sua natureza rebelde encontra nesta causa uma expressão genuína da sua verdadeira essência.

Pela primeira vez, Brigitte Bardot regressa a este momento emocionante, mas marcado por provações. Um testemunho exclusivo que nos permite compreender uma personagem complexa que, depois de ter revolucionado a imagem da mulher, foi pioneira na luta pela causa animal. Com entrevistas e testemunhos exclusivos, o documentário de Rachel Kahn e François Chaumont apresenta uma visão única da sua jornada de transformação, de ícone do cinema a defensora radical da proteção da vida selvagem muito à frente do seu tempo. Uma dedicação que muitos consideraram excessiva na altura, mas que ecoa na emergência atual de salvar a biodiversidade e tratar a vida animal com respeito.

Brigitte Bardot oferece um testemunho pessoal e confessa o papel essencial que o seu amor pelo cinema e pelos animais desempenharam na sua vida. Uma conversa franca que revela o itinerário secreto e íntimo de uma mulher que serviu o movimento de libertação das mulheres e foi pioneira na proteção animal.