Duração minutos 116
Género Drama
Origem Japão
Estreia em Portugal 3 Nov. 2022
Distribuidor The Stone and The Plot
Pela primeira fez satisfeito com a vida, Tsutomu Yoshioka trabalha para uma fábrica de automóveis. O futuro parece promissor, já que Mariko, sobrinha do Presidente da empresa em que ambos trabalham, está apaixonada por ele e o casamento está marcado para breve.
O passado de Yoshioka é desenterrado quando uma conhecida lhe relembra Mitsu Morita, antiga paixão universitária que ele abandonara, a conselho de um amigo, por não ser sofisticada. Um profundo complexo de culpa assalta o assalariado Yoshioka e os seus pesadelos cercam-no, entre passado e presente.
Baseado no romance homónimo de Shûsaku Endô, o autor de "Silêncio".
"A Mulher que eu Abandonei" retrata a vida urbana e desenraizada da nova burguesia japonesa, expressa na sorumbática personagem de Yoshioka, preso entre um casamento de aparências e uma relação antiga. Inspirado pela estética do teatro noh, é um dos filmes essenciais da Nova Vaga Japonesa, na esteira de Nagisa Ôshima, Shôhei Imamura ou Kôji Wakamatsu, nunca distribuído comercialmente e poucas vezes visto fora do Japão.
Com Ruriko Asaoka, Toshie Kobayashi, Chōichirō Kawarasaki, Shoichi Ozawa, Takeshi Katō, Teruko Kishi, Chikako Natsumi, Haruko Katō, Shigeru Tsuyuguchi, Toshirô Hayano, Asao Sano, Ryūtarō Tatsumi
Realização Kirio Urayama
Argumento Hisashi Yamanouchi