Cartaz de cinema

O Bando de Ned Kelly (2020) True History of the Kelly Gang

Duração T124M minutos

Género Drama, Crime

Origem Austrália

Estreia em Portugal 17 Fev. 2022

Classificação etária M/16

Distribuidor Pris

Quando o romance premiado de Peter Carey, "True History Of The Kelly Gang", chegou em 2000, fez explodir o mito por detrás do mais celebrado fora da lei da Austrália e forçou o país a um novo olhar sobre o seu passado. Nunca uma obra escrita esteve tão perto de revelar a crua e poderosa verdade de Ned Kelly.

A adaptação ao cinema por Justin Kurzel produz um filme que recusa ser familiar ou sentimental. Uma viagem desde a inocência de um rapaz que só deseja proteger e sustentar a sua família, até ao terrorista vestido de ferro que constrói um exército para destruir tudo à sua frente e libertar a sua mãe.

O filme centra-se na terna e volátil relação entre Ned e a sua mãe, Ellen Kelly, abrangendo a juventude de Ned Kelly e os anos que antecederam a sua morte. Ellen é uma matriarca que com a própria solidão controla o destino do filho mais velho - alimentando-o com amor e afecto quando o sente à deriva, enchendo-o de culpa e vergonha quando alcança uma vida melhor.

Assombrado pelo declínio do pai; treinado pelo criminoso Harry Power; perseguido por agentes da lei como o Sargento O'Neill, Ned Kelly é um homem que tenta esculpir a sua própria história com a ponta de uma caneta e o cano de uma arma. Com o irmão de Dan e os amigos Joe Byrne e Steve Hart, tornam-se o Bando Kelly, levados ao ódio e à violêncioa pelas circunstâncias, alimentados pela juventude e pelas fronteiras confusas entre a lei e crime.

Com Russell Crowe, Nicholas Hoult, George MacKay, Charlie Hunnam, Essie Davis, Earl Cave, Sean Keenan, Thomasin McKenzie, Jacob Collins-Levy, Orlando Schwerdt

Realização Justin Kurzel

Produção Liz Watts, Hal Vogel, Brad Feinstein

Argumento Shaun Grant

IMDb http://www.imdb.com/title/tt4844140/