Cartaz de cinema

A Arca russa (2002) Russkiy kovcheg / Russian Ark

Poster do filme A Arca russa / Russkiy kovcheg / Russian Ark (2002)

Duração T99M minutos

Género Drama, Fantasia, Histórico, Mistério

Origem Canadá, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Japão, Rússia

Dois mil actores, 33 salas do Museu Hermitage, 300 anos de História da Rússia ensaiado durante três meses e filmado de uma só vez, num único plano-sequência de 90 minutos, criando um acontecimento sem precedentes na história do cinema: um filme de ficção sem um único corte num contínuo movimento de câmara.

Sokurov conta uma história que atravessa 300 anos da História da Rússia com um guarda-roupa sumptuoso, cabeleiras de época e três orquestras ao vivo num dos maiores palácios do mundo, o Hermitage de São Petersburgo.

Após três meses de preparação e ensaios, o filme foi rodado num único dia: 23 de dezembro de 2001 para contar a história de um aristocrata francês do século XIX, notório pelas memórias mordazes sobre a vida na Rússia, que vagueia pelo vasto labirinto de corredores, teatros e salões de baile, numa recepção ao embaixador persa, e encontra figuras históricas dos últimos duzentos anos.

Com Sergei Dreiden, Mariya Kuznetsova, Leonid Mozgovoy, Maxim Sergeev, Vladimir Baranov, Kirill Miller, Oleg Palmov, Valery Gergiev, Aleksandr Tsybulsky, Anna Aleksakhina, Viktor Mikhaylov, Aleksandr Petrov, Serhiy Romanyuk

Realização Aleksandr Sokurov

Produção Jens Meurer, Karsten Stöter, Andrey Deryabin

IMDb http://www.imdb.com/title/tt0318034/