Cartaz de cinema

Ran - Os Senhores da Guerra (versão restaurada) (1985) Ran

Duração T160M minutos

Género Ação, Drama, Histórico

Origem Japão, França

Estreia em Portugal 18 Jul. 2019

Distribuidor Midas Filmes

Este grandioso filme de Akira Kurosawa adapta a peça Rei Lear aos temas e ambientes do Japão Medieval, com o episódio de um velho guerreiro que decide repartir as suas terras pelos três filhos, desencadeando uma luta de poder entre os irmãos, que termina de forma trágica.

Da mestria de Kurosawa resulta uma extraordinária e excêntrica fusão entre um dos maiores clássicos literários do ocidente e um estudo minucioso da história do Japão do século XVI.

Para fazer da peça de Shakespeare um detalhado fresco de uma época histórica, Kurosawa não só introduz elementos estilísticos do teatro Nô, como se apropria do enredo e o radicaliza tornando-o  mais extremo.

Ao longo de 10 anos, Kurosawa estudou de forma minuciosa a época os gestos, o vestuário, os adereços, a arquitetura para os transpor para o filme e, antecipando o agravamento da sua perda de visão, preparou um storyboard detalhado, a partir do qual a sua equipa soube exatamente como filmar cada cena.

Com Tatsuya Nakadai, Akira Terao, Jinpachi Nezu, Daisuke Ryū, Mieko Harada, Yoshiko Miyazaki, Hisashi Igawa, Shinnosuke Ikehata, Masayuki Yui, Kazuo Kato, Norio Matsui, Toshiya Ito, Kenji Kodama, Mansai Nomura, Takeshi Katō, Jun Tazaki, Hitoshi Ueki, Tokie Kanda, Sawako Kochi, Reiko Nanjo

Realização Akira Kurosawa

Produção Masato Hara, Serge Silberman

Argumento Akira Kurosawa, Hideo Oguni

IMDb http://www.imdb.com/title/tt0089881/