Cartaz de cinema

Ovnis, Monstros e Utopias - Três Curtas Queer (2024)

Duração T83M minutos

Género Curta-Metragem

Origem Portugal

Estreia em Portugal 20 Jun. 2024

Classificação etária M/14

Distribuidor The Stone and The Plot

"Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer" é uma sessão composta pelas mais recentes curtas-metragens dos realizadores Joana de Sousa, Ricardo Branco e André Godinho.

"Entre a Luz e o Nada", "Sob Influência" e "Uma Rapariga Imaterial" serão apresentadas num programa que traça um caminho alternativo por universos que se aproximam, numa nova constelação de desejos, medos e lutas. Três gestos de cinema que exploram técnicas e narrativas, da ficção científica ao horror, procurando novas formas de olhar e de fantasiar sobre outras possibilidades.

"Entre a Luz e o Nada" de Joana de Sousa acompanha dois dias na vida de Shade, uma jovem não-binária que vive na periferia de Lisboa. Este filme, produzido pela Primeira Idade, teve a sua estreia mundial no IndieLisboa 2023 e recebeu vários prémios, como o de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no Porto Femme 2024, e é o primeiro a ser apresentado nesta sessão.

Segue-se "Sob Influência" uma obra de Ricardo Branco com produção da Promenade e Muiraquitã Filmes, que se estreou no QueerLisboa 2022, sobre uma jovem, que, ao longo de um fim de semana com um grupo de amigos, ganha dificuldades em lidar com a realidade.

Para encerrar a sessão, é exibido "Rapariga Imaterial", curta realizada por André Godinho e produzida pela Terratreme, que em 2022 recebeu os Prémios do Público e de Melhor Filme no Queer Lisboa. O filme conta a história de João, uma rapariga imaterial, que é o que quer ser, independentemente da sua idade, género ou cor de pele.

Realização Joana de Sousa, Ricardo Branco, André Godinho

Clique no nome do cinema para consultar os horários das sessões