Cartaz de cinema

A Vida de Uma Mulher (ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos II) (1962) Onna no issho / A Woman's Life

Duração T94M minutos

Género Drama

Origem Japão

Estreia em Portugal 3 Nov. 2022

Distribuidor The Stone and The Plot

A vida de Kei, uma órfã, expulsa de casa pelos seus tios, que se casa inesperadamente com o filho mais velho de uma família de comerciantes, no momento tenso em que o Japão entra na escalada militar após a vitória sobre a Rússia em 1905.

Uma de muitas adaptações ao cinema da peça de Kaoru Morimoto, encomendada para glorificar a presença japonesa na China, "A Vida de uma Mulher" insere-se na tradição nipónica de filmes que, partem de um  caso individual para representar os grandes desenvolvimentos históricos. A narrativa salta entre as primeiras quatro décadas do século XX e mostra o isolamento e atraso económico da nação ainda feudal, bem como o fervor nacionalista e militar provocado pela vitória sobre a Rússia no início do século que originaria as intenções expansionistas nos anos 30 e à derrota inexorável em 1945.

Yasuzo Masumura, cineasta de mulheres imbuído de modernidade e arrojo crítico (inclusive da peça original), orquestra a  radiografia de um país agressivo, fechado e opressor, que faz das mulheres escravas de um país, de um ofício e de uma família.

Com Machiko Kyō, Chieko Higashiyama, Masaya Takahashi, Jiro Tamiya, Yōko Uraji, Yuko Miki, Eitarō Ozawa, Junko Kano, Jun Osanai, Kōichi Itō, Jun Hamamura, Fumiko Murata, Takako Ikegami, Mitsuko Takesato, Reiko Hibiki, Tomoko Miura, 原田[言玄], Yūzō Hayakawa, Kisao Tobita, Yuji Yamanaka

Realização Yasuzō Masumura

Produção Masaichi Nagata

Argumento Toshio Yasumi

IMDb http://www.imdb.com/title/tt0261131/