Duração minutos 109
Género Drama
Origem Portugal
Estreia em Portugal 19 Nov. 2020
Distribuidor Projetos Paralelos
Filme inspirado no período em que Eça de Queiroz foi cônsul português na ilha de Cuba, em 1873. Chegado a Havana com 27 anos, imbuído das correntes ideológicas (a Democracia, o Socialismo e a República) e literárias (o Positivismo e o Realismo) que circulavam pela Europa, Eça encontra uma ilha onde se defrontavam duas potências – uma em declínio, a Espanha, outra em ascensão, os Estados Unidos da América – e ainda vigorava a escravatura, mas também um local onde fermentava o espírito independentista dos cubanos, através de conspirações e pronunciamentos, que culminaram na renúncia de Espanha, em dezembro de 1898.
Em Cuba, Eça encontrou também milhares de chineses que, acossados pela fome no seu país, embarcavam para a colónia Espanhola, sobretudo a partir do porto de Macau, atraídos para as plantações de cana-de-açúcar por intermediários gananciosos que os exploravam como escravos. O governo português reconheceu a esses chineses a protecção do consulado português, visto que possuíam documentação portuguesa, por terem partido do porto de Macau.
Mas Eça era assumidamente um boémio e sedutor e enquanto está colocado em Havana vive um amor escaldante com Mollie, filha do General americano Robert Bidwell, com falsa aura de herói da guerra da Secessão dos Estados Unidos da América.
Com Elmano Sancho, Mafalda Banquart, Luísa Cruz, Rodrigo Santos, Jorge Pinto, Pedro Frias, António Capelo, Joana Carvalho, Joaquim Nicolau, João Lagarto, José Eduardo
Realização Francisco Manso
Produção Francisco Manso
Argumento José Fanha, António Torrado