Cartaz de cinema

Miúcha A Voz Da Bossa Nova (2022) Miúcha, a Voz da Bossa Nova

Poster do filme Miúcha A Voz Da Bossa Nova / Miúcha, a Voz da Bossa Nova (2022)

Duração T98M minutos

Género Documentário

Origem Bósnia Herzegovina

Estreia em Portugal 27 Abr. 2023

Distribuidor Zero em Comportamento

Nascida no Rio de Janeiro em 1937, Miúcha é filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Césario Alvim. Irmã de Chico Buarque, foi casada com João Gilberto, o "pai" da Bossa Nova, com quem teve uma filha, Bebel Gilberto, que também é cantora.

Pupila de Vinícius de Moraes, Miúcha foi também companheira de Tom Jobim, acompanhada pelo famoso saxofonista Stan Getz e cantou ao lado de Pablo Milanés.

Entre Nova York, Paris, Cidade do México e Rio de Janeiro, o documentário de Liliane Mutti e Daniel Zarvos costura imagens e revela os percalços de ser uma latino-americana no mundo da indústria musical internacional. Durante os anos 1960 e 1970, Miúcha, a anti-musa da Bossa Nova, enfrentou as dores e reviravoltas do sonho de se tornar cantora.

A primeira vez que gravou em estúdio foi em 1975, num disco em parceria com João Gilberto e Stan Getz. Aos 40 anos, em 1977, lançou o primeiro de treze discos ao lado de Tom Jobim com quem viria a fazer inúmeras parcerias.

Realização Liliane Mutti, Daniel Zarvos

IMDb http://www.imdb.com/title/tt21956346/