Cartaz de cinema

May December: Segredos de Um Escândalo (2023) May December

Duração T113M minutos

Género Drama, Comédia

Origem Estados Unidos da América

Estreia em Portugal 30 Nov. 2023

Classificação etária M/14

Distribuidor NOS Audiovisuais

Uma atriz chega a Savannah, na Geórgia, para estudar a mulher que vai retratar num filme sobre uma família nascida de um escândalo público.

É através deste delicado processo de exploração narrativa que a estranha e inquietante história é enquadrada, e que ficamos a conhecer o passado, a matriarca no centro do escândalo e o seu jovem marido, o americano de origem coreana com quem começou a ter um caso quando ele tinha 13 anos.

Todas as vidas são o resultado de escolhas. Revisitá-las e sondá-las é um assunto arriscado. Ainda mais quando se trata de escolhas românticas voláteis como estas, e quando tantas defesas foram criadas para calar um desprezo e um julgamento tão unânimes.

A rígida estrutura em que Elizabeth, a atriz, começa a penetrar é o resultado de duas décadas de persistência obstinada por parte de Gracie e Joe Atherton-Yoo, que vivem os dias que antecedem a formatura no liceu dos dois filhos mais novos.

Mas à medida que Elizabeth observa e estuda Gracie e o seu mundo, e conhece o marido Joe, a sua confiança como narradora começa a vacilar.

O retrato honesto que ela esperava construir, o seu empenho em revelar a verdade, fica obscurecido pelas suas próprias ambições e preconceitos, pelas suas próprias negações.

E à medida que Joe se torna cada vez mais percetível, tanto para nós como para ele próprio, começamos a ver mais semelhanças entre Elizabeth e Gracie do que ambas parecem capazes de reconhecer.

Através desta silenciosa mudança de perspetiva, o filme evolui do retrato simples para o retrato duplo e triplo.

Filme da competição oficial do Festival de Cannes 2023.

Com Natalie Portman, Julianne Moore, Charles Melton, Elizabeth Yu, Andrea Frankle, Cory Michael Smith, Kelvin Han Yee, Joan Reilly, Piper Curda, Gabriel Chung

Realização Todd Haynes

Produção Grant S. Johnson, Tyler W. Konney, Pamela Koffler, Christine Vachon, Sophie Mas, Jessica Elbaum, Will Ferrell, Natalie Portman

Argumento Samy Burch

IMDb http://www.imdb.com/title/tt13651794/