Cartaz de cinema

MANOEL DE OLIVEIRA - 4 filmes O Velho do Restelo, Douro Faina Fluvial, O Pintor e a Cidade, Painéis de S. Vicente de Fora (2014)

Poster do filme MANOEL DE OLIVEIRA - 4 filmes O Velho do Restelo, Douro Faina Fluvial, O Pintor e a Cidade, Painéis de S. Vicente de Fora (2014)

Estreia em Portugal 11 Dez. 2014

Distribuidor Midas Filmes

No dia em que se comemora mais um aniversário de Manoel de Oliveira, estreia o seu mais recente filme, "O Velho do Restelo", que este ano teve estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza.

Em 19 minutos, Oliveira reúne num banco do século XXI Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela.

Com este filme, rodado no Porto no início deste ano, regressam ou são estreados nas salas de cinema, outros três filmes do realizador, todos directamente relacionados com a sua cidade natal: "Douro, Faina Fluvial", de 1931, na versão que Manoel de Oliveira refez com música de Emanuel Nunes em 1994; "O Pintor e a Cidade" digressão pelo Porto com o pintor António Cruz; e "Painéis de São Vicente - Visão Poética", revisitação dos painéis de Nuno Gonçalves, produzido para a Fundação de Serralves.

Realização Manoel de Oliveira