Cartaz de cinema

Viver (2022) Living

Duração T102M minutos

Género Drama

Origem Reino Unido

Estreia em Portugal 23 Fev. 2023

Classificação etária M/12

Distribuidor NOS Audiovisuais

A história de um homem comum, reduzido a uma existência sombria por anos de rotina opressiva num escritório, que à última hora faz um esforço supremo para transformar a sua vida monótona em algo maravilhoso.

1953. Uma Londres despedaçada pela II Guerra Mundial tenta ainda recuperar. Williams (Bill Nighy), um experiente funcionário público, é uma engrenagem impotente dentro da burocracia da cidade.

Enterrado sob papelada no escritório, solitário em casa, há muito sente a sua vida vazia e sem sentido. De repente, um diagnóstico médico obriga-o a fazer um balanço e sentir que viveu a vida antes que ela termine.

Numa estância balnear, acompanhado por um decadente local (Tom Burke), experimenta algum hedonismo antes de o rejeitar como solução. De regresso a Londres, sente-se atraído pela vitalidade de Margaret (Aimee Lou Wood), uma jovem que trabalhou outrora sob a sua supervisão e está agora determinada a abrir as suas asas.

Uma noite, é atingido por uma revelação - tão simples como profunda - e, com uma nova energia e a ajuda de Peter (Alex Sharp), um idealista recentemente admitido para o seu departamento, começa a criar um legado para a próxima geração.

Uma reimaginação de "Ikiru", de Akira Kurosawa, a partir do guião do escritor inglês de origem japonesa, Kazuo Ishiguro, autor dos romances "Os Despojos do Dia" e "Nunca Me Deixes".

Com Bill Nighy, Aimee Lou Wood, Alex Sharp, Tom Burke, Adrian Rawlins, Oliver Chris, Michael Cochrane, Zoe Boyle, Lia Williams, Richard Cunningham, Patsy Ferran, Ffion Jolly, Jamie Wilkes, John MacKay, Celeste Dodwell

Realização Oliver Hermanus

Produção Stephen Woolley, Elizabeth Karlsen

Argumento Kazuo Ishiguro

IMDb http://www.imdb.com/title/tt9051908/