Cartaz de cinema

Os Piores (2022) Les Pires

Duração T96M minutos

Género Drama, Comédia

Origem França

Estreia em Portugal 15 Jun. 2023

Classificação etária M/12

Distribuidor Nitrato

Passado nos subúrbios de Boulogne-Sur-Mer, no norte de França, "Les Pires" capta um filme dentro de um filme ao acompanhar a produção de uma longa-metragem em que o realizador recorre ao projecto habitacional Cité Picasso para seleccionar o elenco.

Ávido por obter actuações de rigorosa autenticidade, o cineasta escolhe quatro adolescentes da classe trabalhadora para actuar no filme, perante a surpresa e a consternação da comunidade local, que questiona a escolha do realizador pelos "piores". À medida que ensaiam, filmam e interagem com o elenco, surgem ciúmes, cruzam-se linhas e levantam-se questões éticas, com resultados estimulantes e, por vezes, sombriamente divertidos.

Vencedor do prémio máximo na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2022.

Com Johan Heldenbergh, Matthias Jacquin, Mallory Wanecque, Loïc Pech, Timéo Mahaut, Ester Archambault, Mélina Vanderplancke, Angélique Gernez, Esther Archambault, Dominique Frot, François Créton, Carima Amarouche, Sophie Bourdon, Fabienne Dufour, Julien Bodart, Cathie Bomy, Freddy Boucher, Aurora Fay, Virginie Cordier, Silvia Fournier

Realização Lise Akoka, Romane Gueret

Produção Frédéric Jouve, Marine Alaric

Argumento Lise Akoka, Romane Gueret, Elénore Gurrey

IMDb http://www.imdb.com/title/tt19719862/