Cartaz de cinema

A Escolha do Rei (2016) Kongens Nei / The King's Choice

Duração T133M minutos

Género Guerra, Ação, Drama

Origem Noruega

Estreia em Portugal

Classificação etária M/12

Distribuidor Alambique

Baseado na história verídica dos três dias dramáticos, em Abril de 1940, em que o rei da Noruega recebe um ultimato impensável, das forças armadas alemãs: rendição, ou morte.

Com os nazis no seu encalce, a família real é forçada a fugir da capital. Decidem tomar caminhos separados, sem saberem se alguma vez se irão reencontrar.

Märtha, a princesa real, deixa a Noruega com os filhos e procura refúgio na Suécia. O rei Haakon e o príncipe herdeiro Olav ficam, para combater os alemães. Após três dias de tentativas desesperadas de se esquivarem aos alemães, o rei Haakon toma a decisão final: recusa capitular, ainda que isso possa custar-lhe a vida a si, à sua família e a muitos noruegueses.

Com Jesper Christensen, Anders Baasmo Christiansen, Karl Markovics, Tuva Novotny, Juliane Köhler, Rolf Kristian Larsen, Katharina Schüttler, Arthur Hakalahti, Svein Tindberg, Andreas Lust, Ketil Høegh, Gerald Pettersen, Erik Hivju, Jan Frostad, Espen Sandvik, Sofie Falkgård, Ingrid Ross Raftemo, Magnus Ketilsson Dobbe, Herbert Nordrum

Realização Erik Poppe

Produção Finn Gjerdrum, Stein B. Kvae

Argumento

IMDb http://www.imdb.com/title/tt4353996/