Cartaz de cinema

Entre Muros - Três Curtas Portuguesas (2024)

Duração T74M minutos

Género

Origem Portugal

Estreia em Portugal 9 Mai. 2024

Classificação etária M/14

Depois de terem sido apresentadas em festivais como Vision du Réel, a Semana da Crítica do Festival de Cannes ou o Festival Internacional de Roterdão, as mais recentes curtas-metragens dos realizadores Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima estreiam nas salas de cinema portuguesas no dia 9 de maio, numa sessão intitulada "Entre Muros: Três Curtas Portuguesas".

"2720", de Basil da Cunha, passa-se num bairro clandestino na Reboleira e acompanha Camila, uma menina de sete anos que anda à procura do irmão e Jysone, que passados 6 anos de prisão e 5 semanas em liberdade encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado. Apresentado em mais de 20 festivais de cinema portugueses e internacionais, arrecadou 9 prémios, entre eles o Prémio FIPRESCI no International Kurzfilmtage Oberhausen (Alemanha), Melhor Filme Suíço no Internationale Kurzfilmtage Winterthur (Suíça), Melhor Realizador no Caminhos do Cinema Português, ou Prémio do Público - Competição Internacional e Melhor Realizador Português no Curtas de Vila do Conde Festival Internacional de Cinema.

"Corpos Cintilantes", marca a estreia de Inês Teixeira na realização, explora um momento particular na vida de Mariana, uma jovem de 16 anos interpretada por Maria Abreu, que, ao ser convidada para passar um fim-de-semana em Leiria, em casa do seu colega Jorge, começa a olhar para ele de outra forma. Depois da estreia na Semana da Crítica do Festival de Cannes, "Corpos Cintilantes" já foi apresentado em mais de 12 festivais internacionais, tendo recebido o Prémio de Melhor Ficção no Caminhos do Cinema Português.

"Natureza Humana" de Mónica Lima fecha esta sessão de curtas. Depois da estreia no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, onde arrecadou o Ammodo Tiger Short Award, e um vasto percurso por mais de 30 festivais internacionais, esta é a oportunidade para o público português ver no grande ecrã a história de um casal lisboeta, que vê os seus planos de começar uma família serem tomados por um sentimento de incerteza.

Realização Basil da Cunha, Inês Teixeira, Mónica Lima