Cartaz de cinema

Montado, O Bosque do Lince Ibérico (2020) Dehesa: el bosque del lince ibérico

Duração T94M minutos

Género Documentário

Origem Espanha, Portugal

Estreia em Portugal 11 Ago. 2022

Distribuidor Zero em Comportamento

Existe um bosque ancestral na Península Ibérica que conserva uma biodiversidade extraordinária: é o Montado. Na Idade Média as comunidades rurais decidiram eliminar parte dos bosques que rodeavam as suas vilas de modo a evitar emboscadas por parte de invasores.

Esta estratégia bélica foi-se estendendo paulatinamente ao longo das planícies douradas, dando origem a um modelo florestal tipicamente ibérico onde o aproveitamento de recursos conviveu sempre em harmonia com a vida selvagem.

Desde então, as aves mais lendárias do Mediterrâneo constroem os seus ninhos nos ramos destas velhas árvores e, sob as suas copas, uma infinidade de seres participa no banquete dos frutos, enquanto outra multitude de criaturas se esconde nas suas concavidades. Mas acima de tudo, o Montado é um campo de batalha – é o lugar onde os grandes herbívoros se desafiam, onde águias formidáveis caçam, onde, sob a pressão dos mangustos, convivem os maiores répteis da Europa e onde atrás das flores se escondem predadores com as camuflagens mais fantásticas.

Com Elsa Pinillos

Realização Joaquín Gutiérrez Acha

Produção Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola

IMDb http://www.imdb.com/title/tt11870584/