Cartaz de cinema

Dark Waters - Verdade Envenenada (2019) Dark Waters

Duração T126M minutos

Género Drama, Histórico

Origem Estados Unidos da América

Estreia em Portugal 9 Jan. 2020

Classificação etária M/12

Distribuidor Pris

Baseado no artigo da The New York Times Magazine, "O advogado que se tornou o pior pesadelo da DuPont", de Nathaniel Rich, "Dark Waters" narra a cruzada de um homem que procurou justiça para uma comunidade exposta a toxinas durante décadas.

Rob Bilott (Mark Ruffalo) defende grandes empresas em processos ambientais e acaba de ganhar estatuto de sócio num prestigiado escritório de advogados em Cincinnati, em grande parte devido ao seu trabalho na defesa de alguns dos maiores nomes da indústria petroquímica.

Quando Wilbur Tennant e o seu irmão Jim, dois pequenos agricultores da Virgínia Ocidental, lhe pedem ajuda para investigar a fábrica de produtos químicos local por, supostamente, matar os seus animais, ele hesita, explicando que representa empresas químicas e não os que delas se queixam. No entanto, Rob fixa-se em algo da história dos irmãos, especialmente quando percebe que, em criança, costumava passar os verões numa quinta das redondezas.

Quando se desloca à àrea em questão, aquilo com que Rob se depara tem pouco a ver com as suas memórias - há algo debaixo do solo deste recanto de Hill Country. Também percebe que grande parte da comunidade deve muito à fábrica local de produtos químicos, em Parkersburg, operada pela DuPont.

Os Tennants acreditam que aquilo que a DuPont despeja nos aterros poluiu o riacho do seu terreno e destruiu um rebanho com quase 200 bovinos. Ainda assim, muitos dos seus vizinhos apegam-se à ideia de que a empresa continua a tomar conta deles, como sempre.

Apoiado pelo seu supervisor no escritório, Tom Terp (Tim Robbins), Bilott usa os profundos conhecimentos que possui sobre o funcionamento das empresas de produtos químicos e formaliza uma queixa a fim de descobrir exatamente o que está a acontecer em Parkersburg.

Com Mark Ruffalo, Anne Hathaway, Tim Robbins, Bill Camp, Victor Garber, Mare Winningham, Bill Pullman, William Jackson Harper, Louisa Krause, Scarlett Hicks, Caleb Dwayne Tucker, Ming Wang, Sydney Miles, Kevin Crowley

Realização Todd Haynes

Produção Pamela Koffler, Christine Vachon, Jeff Skoll, Mark Ruffalo

Argumento Matthew Michael Carnahan, Mario Correa

IMDb http://www.imdb.com/title/tt9071322/