Cartaz de cinema

Coldplay ao Vivo 2012 (2012) Coldplay Live 2012

Duração T96M minutos

Género Musical

Estreia em Portugal 13 Nov. 2012

Estas são as primeiras gravações ao vivo dos últimos 9 anos, que documentam a aclamada digressão mundial Mylo Xyloto, vista por mais de 3 milhões de pessoas desde o seu início em Junho de 2011.

O filme foi realizado por Paul Dugdale, responsável pelos filmes dos concertos ao vivo de Adele na Royal Albert Hall e dos The Prodigy - Worlds On Fire. Ao vivo 2012 inclui sequências dos espetáculos no Stade de France em Paris, no Bell Center em Montreal e do desempenho triunfante no Palco Pirâmide no Festival de Glastonbury em 2011.
“A digressão Mylo Xyloto foi aquela em que mais nos divertimos como banda. Foi muito estimulante desde o início, em parte porque temos orgulho na música, as pulseiras LED, a pirotécnia, os lasers e todas essas coisas, mas sobretudo por causa do público surpreendente para quem temos tocado. Ao longo dos anos, o nosso público tem-se tornado cada vez mais parte do próprio concerto. Os nossos fãs são barulhentos, heterogéneos, cheios de vida, e as músicas soam muito melhor com eles do que só connosco. Queríamos tentar eternizar este sentimento incrível que eles nos transmitem, daí o filme do concerto.” – Chris Martin

O realizador, Paul Dugdale, disse: “Queríamos fazer um filme que fosse íntimo e ao mesmo tempo épico, assinalando o desempenho cheio de cor dos Coldplay com retratos naturais da banda. O cenário é uma seleção de vários concertos à volta do mundo, usando o Stade de France, com capacidade para 75.000, como espinha dorsal. Eu próprio e a JA Digital queríamos abordar este filme da mesma maneira como os Coldplay abordam os seus palcos: é essencialmente um filme acerca de pessoas, e queríamos realçar a maneira como a banda diluiu a barreira entre o palco e o público para criar uma digressão que atinge toda a gente, desde a primeira fila do estádio até os que estão mesmo atrás. É um caleidoscópio de emoções de 90 minutos. O meu maior objectivo como cineaste era fazer com que os espectadores arregalassem os olhos e os seus corações batessem mais depressa.”

Com Guy Berryman, Will Champion, Jonny Buckland, Chris Martin

Realização Paul Dugdale