Cartaz de cinema

Centro Histórico (2012)

Poster do filme Centro Histórico (2012)

Duração T89M minutos

Género Documentário

Origem Portugal

Estreia em Portugal 23 Nov. 2017

Classificação etária M/12

Distribuidor Nitrato

Centro Histórico reúne quatro curtas metragens de quatro realizadores: os portugueses Manoel de Oliveira e Pedro Costa, o finlandês Aki Kaurismäki e o espanhol Víctor Erice.

O filme resulta de uma encomenda da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura para mostrar "as histórias que a cidade tem para contar".

Aki Kaurismäki, em "O Tasqueiro", começa com uma comédia agridoce sem diálogos sobre um taberneiro, que vê muito sem realmente experimentar o que quer que seja.

"Sweet Exorcist", de Pedro Costa, é um mergulho reflexivo na memória colonial através de um elevador onde estão um emigrante cabo-verdiano, o Ventura que já participou em "Juventude em Marcha", e um soldado português.

No lado documental, "Vidros Partidos", do basco Víctor Erice, presta homenagem à indústria têxtil centenária de Guimarães, fixando-se nos operários de uma fábrica de vidro inaugurada no século XIX e encerrada em 2002.

A última palavra é a do eterno Manoel de Oliveira, que em "O Conquistador Conquistado" brinca com a avalanche de turistas no centro histórico de Guimarães e as suas fotografias.

Com Ilkka Koivula, Ventura, Valdemar Santos, Henriqueta Oliveira, Ricardo Trêpa, Pedro Santos, Manuel Silva, Amandio Martins

Realização Pedro Costa, Víctor Erice, Aki Kaurismäki, Manoel de Oliveira

Produção Rodrigo Areias, Aki Kaurismäki, Silvério Canto Moniz

Argumento Aki Kaurismäki, Víctor Erice, Manoel de Oliveira, Pedro Costa

IMDb http://www.imdb.com/title/tt2293272/