Cartaz de cinema

Aparição (2018)

Duração T115M minutos

Género Drama, Romance

Origem Portugal

Estreia em Portugal 22 Mar. 2018

Classificação etária M/12

Distribuidor NOS Audiovisuais

Final dos anos 50. Um jovem escritor e professor, Alberto Soares (Jaime Freitas), tem a sua primeira colocação no Liceu de Évora, uma cidade rural, inóspita e moralista.

Encontra-se com o médico local e amigo do seu falecido pai, o Dr. Moura (Rui Morisson), de quem logo se torna protegido e que o acolhe no seu núcleo familiar. Alberto deixa-se fascinar pelas belas filhas do médico: Ana (Rita Martins ), a mais velha, casada com o latifundiário Alfredo (Dinis Gomes), uma mulher inteligente, carente e frontal; Sofia (Victoria Guerra) uma jovem provocadora, sensual e inconsequente; e Cristina (Inês Trindade), a mais nova, um inatingível e inocente talento musical.

Alberto começa a tomar notas para um futuro romance inspirado pela nova vida em Évora. No liceu, durante as aulas, expõe os seus pensamentos e impressiona um aluno em particular, Carolino (João Cachola). Ainda de luto pela morte do pai, as suas convicções existencialistas geram polémica na cidade provinciana e acaba por entrar em choque com Chico (Ricardo Aibéo), um intelectual frustrado, amigo da família e primo de Carolino.

Entretanto, a obsessão de Alberto pela morte torna-se cada vez mais real e avassaladora, tornando-o na personagem central do livro que pretende escrever.

O envolvimento de Alberto com a família do Dr. Moura resulta ainda numa relação amorosa e cúmplice com Sofia que, ao mesmo tempo, namora com Carolino, num triângulo amoroso que leva a uma rivalidade passional e inicia uma espiral de violência.

Com Jaime Freitas, Victoria Guerra, Rita Martins, João Cachola, Dinis Gomes, Rui Morisson

Realização Fernando Vendrell

Argumento João Milagre, Fátima Ribeiro

IMDb http://www.imdb.com/title/tt6206834/