Cartaz de cinema

Will Smith abandona a academia norte-americana

Publicado em 2 Abr. 2022 às 08:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Celebridades, Bastidores)

Will Smith abandona a academia norte-americana

O ator voltou a pedir desculpas pela agressão a Chris Rock na cerimónia de entrega dos Oscars.

Will Smith apresentou demissão da academia norte-americana de cinema, na sequência do estalo a Chris Rock durante a 94.ª cerimónia de entrega dos Óscares do último domingo.

Em declarações enviadas à imprensa, o vencedor do Oscar de melhor ator por "King-Richard - Para Lá do Jogo", volta a pedir desculpas a todos os envolvidos:

Respondi à notificação de processo disciplinar da Academia e aceitarei toda e qualquer consequência da minha conduta. As minhas acções na 94ª entrega dos Prémios da Academia foram chocantes, dolorosas e indesculpáveis. A lista daqueles que magoei é longa e inclui Chris, a sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, os presentes, e a audiência global que assistia em casa. Traí a confiança da Academia. Privei os outros nomeados e vencedores da sua oportunidade de celebrar e serem celebrados pelo seu extraordinário trabalho. Estou de coração partido. Quero fazer regressar o foco aos que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Assim, demito-me da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que a Direcção considere apropriadas. A mudança leva tempo e estou empenhado em trabalhar para não mais permitir que a violência ultrapasse a razão.

Em resposta, o presidente da Academia, David Rubin, disse que a demissão de Smith foi aceite, mas que o seu processo disciplinar continua a decorrer.

Will Smith esbofeteou e insultou Chris Rock em direto quando o humorista apresentava o prémio para melhor documentário. O ator não gostou de uma piada sobre a queda de cabelo da esposa, Jada Pinkett-Smith.

Rock, que esta semana começou uma digressão pelos EUA, decidiu não apresentar queixa nas autoridades. Quarta-feira, durante um espectáculo em Boston, afirmou ainda estar a processar o que aconteceu.

 

Foto: Michael Baker / A.M.P.A.S.