Cartaz de cinema

"Wilderness": HBO Europa anuncia nova série original nórdica

Publicado em 5 Jul. 2019 às 19:37, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

"Wilderness": HBO Europa anuncia nova série original nórdica

Criada e escrita por Kim Fupz Aakeson e realizada por Dagur Kári, decorre numa pequena cidade norueguesa no meio do nada.

A HBO Europe junta à sua crescente lista de séries originais, a série norueguesa de oito episódios, "Wilderness", escrita e criada por Kim Fupz Aakeson e realizada por Dagur Kári ("O Grande Fusí", "Dark Horse", "O Bom Coração").

Peculiar comédia dramática, "Wilderness" tem como cenário uma pequena cidade norueguesa, no meio do nada, e uma cadeia de vingança que envolve toda a localidade e tem início com três acontecimentos, aparentemente não relacionados: uma ovelha selvagem, um cão que corre livremente e uma esposa que deixa o marido.

Entre as personagens, um xerife corrupto, um pastor alcoólico, um contrabandista amante da natureza, um padre que odeia Deus... e todos conhecem todos neste canto escondido do norte nórdico. Agora, um novo professor chega à cidade cheio de optimismo, na esperança de recomeçar a vida. Mas, os habitantes são estranhos e selvagens. E quem chega de fora nem sempre se dá bem...

Sobre a série, Hanne Palmquist, responsável pela programação original da HBO Nordic, diz: "Kim Fupz criou um grupo original de personagens imperfeitas, mas maravilhosas, a viverem num lugar distante, onde a civilização é uma escolha e não um dado adquirido. A série é ousada, por vezes totalmente hilariante e humana. Estamos muito entusiasmados por podermos colaborar com um grupo de talentos nórdicos de primeira classe - o escritor dinamarquês Kim Fupz Aakeson, o realizador islandês Dagur Kári e a equipa norueguesa da Paradox - para dar vida a este mundo".

Antony Root, Vice-Presidente Executivo de Programação e Produção da HBO Europe, diz: "Wilderness atrai-nos desde o início para o seu mundo único, com maravilhosas e interessantes personagens e a história imaginada por Kim Fupz. A equipa criativa reflete perfeitamente a nossa ambição de trabalhar com os melhores talentos da região em séries originais, autênticas e que se destacam".

Kim Fupz Aakeson é um premiado guionista e romancista dinamarquês. Os seus créditos incluem filmes escandinavos e internacionais, incluindo "Cold Pursuit", "A Somewhat Gentle Man" e "Perfect Sense". Kim é também autor de mais de 100 títulos, incluindo banda desenhada, livros infantis, romances para  jovens adultos, contos e romances, traduzidos para vários idiomas. "Wilderness" é a sua segunda série de televisão.

Dagur Kári é um premiado realizador islandês. A sua longa-metragem de estreia, "Noi Albinoi", de 2003, ganhou mais de 20 prémios em festivais de todo o mundo e foi lançada em mais de 30 países, tornando-o num nome de prestígio no cinema independente. O seu segundo filme, "Dark Horse", fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes, na secção Un Certain Regard, seguido por "The Good Heart", com Brian Cox e Paul Dano, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O seu mais recente filme, "Virgin Mountain", foi selecionado para a Berlinale e ganhou três grandes prémios no Festival de Cinema de Tribeca. Será ele o realizador dos oito episódios de "Wilderness".

As filmagens começam este verão, na Noruega e a estreia acontecerá no canal HBO, em data a anunciar.

"Wilderness" junta-se aos outros programas de origem nórdica da HBO Europe como "Gösta", escrita e realizada por Lukas Moodysson, "Beforeigners", dos criadores de "Lilyhammer", Anne Bjørnstad e Eilif Skodvin (estreia a 21 de Agosto), e à adaptação de "Beartown", de Frederik Backman, realizada por Peter Grönlund, atualmente em produção.