Cartaz de cinema

Wes Anderson regressa com "O Esquema Fenício", um thriller de espionagem nos anos 40 – veja o trailer

Publicado em 7 Apr. 2025 às 15:23, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers)

Wes Anderson regressa com "O Esquema Fenício", um thriller de espionagem nos anos 40 – veja o trailer

Desta vez, Anderson propõe uma história marcada por intriga e espionagem na Europa do pós-guerra.

A Focus Features divulgou hoje o primeiro trailer de "O Esquema Fenício" (The Phoenician Scheme), o mais recente filme de Wes Anderson, a poucos dias da revelação da seleção oficial do Festival de Cannes, onde se espera que a longa-metragem marque presença. A estreia no certame francês seria a quarta do realizador, depois de "Moonrise Kingdom", "The French Dispatch" e "Asteroid City".

O novo filme transporta o espectador para a Europa dos anos 40, num cenário dominado por intrigas, segredos e alianças instáveis, característico do pós-guerra.

Embora se mantenha fiel ao estilo visual altamente estilizado de Anderson - com cenários meticulosamente simétricos, diálogos ritmados e cores saturadas -, "The Phoenician Scheme" aposta numa atmosfera mais sombria e emocionalmente contida, explorando temas como lealdade familiar, vigilância e poder.

No centro da narrativa está Zsa-zsa Korda (Benicio del Toro), um magnata excêntrico com ligações nebulosas ao mundo dos serviços secretos. A sua filha, Sister Liesl (Mia Threapleton), e o tutor desta, Bjorn Lund (Michael Cera), veem-se envolvidos num conflito que ultrapassa fronteiras e abala o império construído pela família.

No elenco surgem nomes que já colaboraram com o realizador - como Scarlett Johansson, Bill Murray, Jeffrey Wright, Bryan Cranston, Willem Dafoe, Tom Hanks e Rupert Friend - e novas caras como Riz Ahmed e Mia Threapleton.

O argumento foi escrito por Wes Anderson, a partir de uma ideia desenvolvida em parceria com Roman Coppola, que tem colaborado com o realizador em diversos projetos ao longo das últimas duas décadas.

Pela primeira vez, a direção de fotografia não é assinada por Robert Yeoman, mas sim pelo francês Bruno Delbonnel, responsável pela imagem de filmes como "A Propósito de Llewyn Davis" e "Darkest Hour". Já a banda sonora volta a estar a cargo de Alexandre Desplat, compositor de longa data de Anderson.

A rodagem decorreu nos estúdios Babelsberg, na Alemanha, espaço já familiar ao cineasta, onde foram criadas as atmosferas de "The Grand Budapest Hotel" e "A Ilha dos Cães".