Publicado em 8 Feb. 2025 às 12:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
O cineasta prepara-se para filmar um drama inspirado numa história verídica que mistura obsessão, isolamento e loucura.
O cineasta alemão Werner Herzog está de volta ao cinema de ficção com "Bucking Fastard". No elenco vão estar as irmãs Rooney Mara e Kate Mara.
Será a primeira vez que Rooney e Kate contracenam num filme. Rooney Mara, famosa por "A Rapariga com a Tatuagem de Dragão" e "Carol", e Kate Mara, reconhecida por seu trabalho em "House of Cards" e "24", interpretam duas irmãs gémeas que vivem à margem da sociedade.
"Bucking Fastard" é baseado numa história verídica que aconteceu nos anos 80 e foi relatado pelo próprio Herzog na sua autobiografia, "Cada Um Por Si e Deus Contra Todos". Num capítulo sobre "Projetos Inacabados", o livro menciona Greta e Freda Chaplin, as gémeas britânicas da região de Yorkshire que desenvolvem uma estranha obsessão por um vizinho camionista e acabam por ir a tribunal.
Herzog, encontrou-se várias vezes com as duas mulheres que falavam e agiam de forma sincronizada.
O título, "Bucking Fastard", é uma expressão usada pelas irmãs durante o julgamento. O argumento e a realização estão a cargo de Werner Herzog. A produção do filme tem início na primavera de 2025 e as filmagens decorrerão na Irlanda e na Eslovénia.
Um documentário realizado em 1988 mostra o comportamento obsessivo das gémeas que viviam num prédio em ruínas e foram diagnosticadas com diversas doenças mentais.
Nascido em Munique, na Alemanha, em 1942, Werner Herzog começou a carreira no cinema na década de 1960 e realizou mais de 70 longas-metragens de ficção, documentários e curtas-metragens.
Pioneiro do Novo Cinema Alemão, os seus filmes são conhecidos pela intensidade, beleza visual e capacidade de explorar temas complexos e controversos, como a natureza humana, a loucura, a violência e a morte.
Entre as suas obras mais conhecidas, destacam-se "Aguirre, a Cólera de Deus" (1972), "Fitzcarraldo" (1982), "Nosferatu, o Vampiro da Noite" (1979), "O Enigma de Kaspar Hauser" (1974) e "O Homem Urso" (2005).
Herzog é também escritor, diretor de ópera e encenador de teatro.
Em 1975 recebeu o Grande Prémio Especial do Júri no Festival de Berlim, pelo filme "O Enigma de Kaspar Hauser" e em 1982 o Prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes, por "Fitzcarraldo". A Academia Europeia de Cinema conferiu-lhe o prémio de carreira em 2019.
O último filme de ficção realizado por Werner Herzog foi "Family Romance, LLC", em 2019, uma comédia dramática que explora o mundo dos relacionamentos interpessoais na era digital.