Cartaz de cinema

Voltas ao Algarve e Andaluzia em direto nos canais Eurosport

Publicado em 18 Fev. 2020 às 18:25, por filmSPOT, em Notícias de Televisão e Séries

Voltas ao Algarve e Andaluzia em direto nos canais Eurosport

As provas ibéricas que este ano passam a integrar a nova categoria Pro-Series, começam na quarta-feira 19 de fevereiro.

De 19 a 23 de fevereiro, as tardes nos canais Eurosport terão ciclismo em dose dupla a partir do sul da Península Ibérica. No Eurosport 2, a partir das 14h45 arranca a emissão em direto da Volta à Andaluzia, seguindo-se a Volta ao Algarve, a mais importante prova disputada em Portugal, por volta das 15h45.

Este ano, a Volta ao Algarve apresenta-se com 175 atletas em representação de 25 equipas, 12 delas pertencentes à principal categoria do World Tour. Vão competir ao longo 771,4 quilómetros, divididos em cinco etapas.

Entre as estrelas que vão rolar nas estradas algarvias encontram-se Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), Geraint Thomas (INEOS), Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), Philippe Gilbert, ou Tim Wellens (Lotto Soudal). Entre os portugueses, o destaque vai para o regresso de Rui Costa (UAE Emirates), que não competia na "Algarvia" desde 2014.

O campeão de 2019, o esloveno Tadje Pogacar (UAE Emirates) não corre este ano no Algarve.

Também a 66ª edição da Volta à Andaluzia ou Rota do Sol, reúne alguns dos melhores ciclistas do pelotão internacional em busca de ritmo neste início de temporada.

Em apenas cinco etapas, num total de cerca de 700 quilómetros, o pelotão terá de passar por cenários com montanhas nevadas, praias e sol. A caravana da Volta à Andaluzia parte de Alhaurin de la Torre na quarta-feira, passa por localidades como Sevilha, Jáen, Granada e Ubeda para termina a prova em Mijas, no domingo, com um contrarrelógio individual.

A grande novidade deste ano prende-se com a inclusão destas duas corridas ibéricas na nova categoria criada pela UCI, denominada UCI Pro-Series que passa a ocupar o degrau imediatamente abaixo às provas do World Tour.

Nas últimas dez edições, a vitória sorriu aos ciclistas espanhóis em seis ocasiões com um a destacar-se: Alejandro Valverde. O veterano da Movistar (38 anos) sagrou-se campeão em cinco ocasiões (2012, 2013, 2014, 2016 e 2017) e é o recordista. No ano passado, o triunfo coube ao dinamarquês Jakob Fulgsang (Astana Pro Team).