Cartaz de cinema

Volta a Itália em bicicleta: de 4 a 27 de maio no Eurosport

Publicado em 2 Mai. 2018 às 14:12, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Volta a Itália em bicicleta: de 4 a 27 de maio no Eurosport

Está aí o Giro d'Italia, a primeira das três grandes voltas do calendário mundial. Em 2018, a mítica competição vai para a estreia pela 101ª ocasião e tem, pela primeira vez, a partida fora do continente Europeu, em Israel, onde serão cumpridas três etapas.

Jerusalém marca o arranque do Giro com um contrarrelógio individual. Seguem-se duas etapas em linha, em princípio ideais para os sprinters, mas onde o vento, caso sopre na direção certa, poderá causar os primeiros momentos de tensão. Os ciclistas irão primeiro de Haifa até Tel Aviv, e depois de Be-er Shiva a Eilat.

Após um dia de viagem e descanso, o pelotão do Giro faz os primeiros quilómetros em solo italiano em Catania, na ilha da Sicília, onde está prevista uma ascensão nas encostas perto do famoso vulcão Etna.

São oito as chegadas em alto onde se incluem o Zoncolan, o Sestriere e o Jafferau. Este ano, o "Cima Coppi", o ponto mais alto da competição, surge na etapa 19, no Colle delle Finestre, a 2.178 m de altitude.

A tirada mais longa (239km) acontece a 15 de maio, na ligação entre Penne e Gualdo Tadino.

Como é hábito, tudo vai terminar em Roma, nas 10 voltas a um circuito que passa por algumas das zonas mais bonitas e históricas da cidade.

José Gonçalves, da equipa Katusha–Alpecin é o único português no pelotão deste Giro 2018.

No ano passado, o triunfo coube ao holandês Tom Dumoulin (Sunweb) que roubou a camisola rosa a Nairo Quintana num emocionante contrarrelógio individual na última etapa.

O Eurosport dedica mais de seis horas diárias de cobertura ao Giro, quatro delas com as transmissões em direto das etapas e o restante dividido pelos dois programas de apoio.

Em "Giro Extra" será feita a antevisão da etapa, a revisão dos momentos mais emocionantes da véspera e os aspetos essenciais que marcam a atualidade. No "Giro Today" poderá assistir ao resumo dos melhores momentos do dia a partir das 19h00.

Em Portugal a equipa de comentadores de ciclismo conta com Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici. A cobertura do Giro d"Italia 2017 no Eurosport arranca a 4 de maio, às 12h00, no Eurosport 1.

Horários dos diretos das etapas do Giro d'Itália 2018 no Eurosport (primeira semana)

  • Sexta, 4 de maio (11h45)
  • Sábado, 5 de maio (11h45)
  • Domingo, 6 de maio (10h30)
  • Segunda, 7 de maio (viagem de Israel para Itália, dia de descanso)
  • Terça, 8 de maio (12h15)
  • Quarta, 9 de maio (12h15)
  • Quinta, 10 de maio (12h15)
  • Sexta, 11 de maio (12h15)