Cartaz de cinema

Violência policial nos EUA em análise no canal Odisseia

Publicado em 21 Abr. 2021 às 10:56, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Violência policial nos EUA em análise no canal Odisseia

O Movimento Black Lives Matter e o sistema policial nos EUA servem de inspiração a "The Weekly Special Edition: O Assassinato de Breonna Taylor" e "A Vigiar a Polícia", dois programas que o Odisseia estreia a 22 de abril, com emissão às 17h00 e 18h00. Ambos recordam os recentes protestos no país contra o racismo e a brutalidade policial, numa altura em que o ex-agente Derek Chauvin foi considerado culpado das acusações pela morte de George Floyd.

"The Weekly Special Edition: O Assassinato de Breonna Taylor", resulta de uma investigação do The New York Times sobre o que aconteceu na fatídica noite de 13 de março de 2020 quando, durante uma rusga contra o tráfico de drogas, agentes da polícia de Louisville derrubaram a porta do apartamento de Breonna Taylor, matando-a com oito disparos.

Tal como George Floyd, Breonna Taylor, uma técnica de emergência médica negra de apenas 26 anos, foi assassinada por engano no seu apartamento e transformou-se num símbolo dos protestos contra o racismo e a brutalidade policial.

Nos Estados Unidos, os negros sofrem maior probabilidade de morrer de COVID, de ser pobres, e de serem presos, maltratados ou assassinados pela polícia.

"A Vigiar a Polícia" reflecte sobre a necessidade de proceder a alterações e reformas na polícia, tendo como base os resultados obtidos em Newark, Nova Jérsia, onde há vários anos se realizam programas sociais destinados a reduzir a violência e a abordar as causas fundamentais da delinquência. No último verão, enquanto muitas cidades dos Estados Unidos assistiram a manifestações contra a polícia pelos assassinatos de George Floyd e Breonna Taylor, a situação manteve-se calma em Newark, cuja força policial recebeu ordens de reforma por parte do Departamento de Justiça em 2016, depois de uma investigação federal descobrir um padrão de abusos dos direitos civis, onde a maior parte dos alvos eram residentes negros e latinos. O presidente da Câmara Municipal, Ras Baraka, decidiu alocar uma percentagem do orçamento destinado à polícia para realizar uma importante reforma policial em Newark. Este programa analisa os resultados.

The Weekly Special Edition: O Assassinato de Breonna Taylor

Realizador e produtor: Yoriba Richen

Produtoras: Left/Right Productions, The New York Times

País: Estados Unidos

Ano: 2020

A Vigiar a Polícia

Realizador e produtores: Anya Bourg, Jelani Cobb, James Jacoby

Produtoras: Frontline Production, Left/Right Docs

País: Estados Unidos

Ano: 2020