Publicado em 3 Set. 2015 às 13:34, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)
O ator francês de 48 anos irá contracenar com Matt Damon no filme que traz de volta a personagem criada por Robert Ludlum.
Matt Damon vai regressar aos cinemas na pele de Jason Bourne e terá de enfrentar Vincent Cassel. O francês é o ator escolhido para ser o vilão no quarto filme que adapta ao cinema o herói de ação e espionagem retirado dos livros de Robert Ludlum.
Cassel sucede a Clive Owen, Karl Urban e Edgar Ramirez como o mau das fitas de Bourne.
O ator de 48 anos, vencedor do prémio César, da academia francesa, em 2008, pelo desempenho em "L'ennemi public n°1", teve o seu primeiro grande trabalho em 1995, como protagonista de "La Haine" (O Ódio), de Mathieu Kassovitz e participa regularmente em produções norte-americanas, com destaque para "Cisne Negro" (2010) e "A Dangerous Method" (Um Método Perigoso), realizado por David Cronenberg, em 2011.
Outros nomes que se vão estrear no universo de Bourne são Alicia Vikander e Tommy Lee Jones, enquanto Julia Stiles regressará ao papel de Nicky Parsons, a antiga funcionária da Treadstone que acaba por se tornar a maior aliada de Jason.
Paul Greengrass assume novamente o lugar na realização a partir de um argumento de Christopher Rouse, vencedor de um Oscar pela montagem em "Bourne Ultimatum" que faz uma curiosa mudança de ramo, da edição de imagem para a escrita.
O início da produção está previsto para o final do verão com a estreia já marcada para 29 de julho de 2016.
Ainda sem título, este quarto filme sucede a "The Bourne Identity" (2002), "The Bourne Supermacy" (2004) e "The Bourne Ultimatum (2007) que narraram a história de um homem sem memória que mais tarde descobre ser parte de um programa clandestino da CIA.
Em 2012 Jeremy Renner protagonizou "The Bourne Legacy", passado no mesmo universo, mas com personagens diferentes. Uma sequela prevista para 2016 será agora atrasada como consequência deste novo filme com Matt Damon.