Cartaz de cinema

Vila do Conde celebra 30 anos do festival de curtas-metragens

Publicado em 9 Jul. 2022 às 14:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Vila do Conde celebra 30 anos do festival de curtas-metragens

A edição 2022 começa hoje e espalha-se por todo o concelho.

Arranca hoje a 30.ª edição do Curtas de Vila do Conde. A ter lugar entre 9 e 17 de julho, o festival apresenta uma programação a ser projetada em 30 espaços do concelho de Vila do Conde.

Emergentes e consagrados, exposições, concertos, cinema infantil em espaço público e um olhares sobre as produções mais recentes no campo da ficção, documentário e animação são os pontos chave deste ano.

Mantendo a sua estrutura competitiva normal, que olha o cinema nacional, internacional e de escola, o Curtas apresenta  novas obras de nomes já conhecidos como Radu Jude, Yann Gonzalez, Tsai Ming-liang, Sandro Aguilar, Mónica Santos ou Pedro Neves Marques.

A isto junta-se a exibição de títulos que têm colhido louvores noutros festivais, como os portugueses "Ice Merchants", de João González, ou "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves.

Para além das competições, é exibido pela primeira vez por cá o mais recente trabalho de João Pedro Rodrigues, "Fogo-Fátuo", e "O Joelho de Ahed", de Nadev Lapid, assim como para a primeira passagem de "Saudade do Futuro", de Anna Azevedo Gomes (parcialmente rodado nas Caxinas) e de "Toda a Gente Gosta de Jeanne", coprodução portuguesa que estreou na última edição do festival de Cannes, rodada em Lisboa.

Nas retrospectivas, olha-se a obra de Carla Simón, incluindo "Alcarràs", o filme que recebeu o Urso de Ouro no último Festival de Berlim, o jovem espanhol Chema García Ibarra, assim como a revisita às obras de François Reichenbach (em parceria com a Fundação de Serralves), Alain Resnais e António Campos.

Nos espaços dedicados ao encontro entre o cinema e a música, destaque para a passagem do documentário sobre os Da Weasel, para o cine-concerto de Steve Gunn e para "1975 Mobilização Geral", sobre o Verão quente de 1975.