Publicado em 17 Fev. 2022 às 10:38, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Indústria cinematográfica)
Um evento para investidores serviu para apresentar o novo nome e o vasto alinhamento de conteúdos quando a prioridade passa pela expansão internacional do serviço de streaming.
A ViacomCBS foi buscar o nome de um dos estúdios fundadores de Hollywood e passa a chamar-se simplesmente Paramount. Um evento para investidores, realizado esta semana, serviu de palco ao anúncio da mudança. Além da mudança do nome, a empresa detalhou também planos para acelerar a expansão internacional do serviço de streaming Paramount+ e revelou novos conteúdos e ofertas de produtos.
Bob Bakish, presidente e CEO da Paramount fez saber as prioridades imediatas. Tal como os seus congéneres noutras empresas do setor, parece continuar convencido de que o futuro reside no streaming. Apesar dos problemas no modelo de negócio que continua a ter custos elevadíssimos, da concorrência e dos sinais óbvios de que o crescimento não dura para sempre, o discurso é de fuga para diante, com um otimismo quase ingénuo:
Vemos uma enorme oportunidade global no streaming, um mercado com um potencial muito superior àquele que pode ser captado apenas pela TV linear e pelos filmes. Estamos muito empolgados com a nossa capacidade de, não só competir, mas também prosperar, criando um valor significativo tanto para consumidores como para acionistas. Como? Agora conseguimos abranger quatro áreas principais: o nosso conteúdo diversificado, o modelo de streaming, a combinação de plataformas e o alcance global. À medida que olhamos para o futuro, a dimensão da oportunidade que vemos é igualada apenas pela nossa ambição de a aproveitarmos.
Curiosamente, na altura em que a empresa-mãe opta pela simplificação através de um nome facilmente reconhecível e cheio de significado, a estratégia internacional da Paramount segue direções contraditórias. A entrada em França será feita através de um pacote com o CANAL+, oferecendo aos seus subscritores o acesso imediato à Paramount+ através do maior fornecedor do país, ou diretamente aos consumidores. Noutros países, como será o caso de Portugal, o esquema difere e a Paramount entra sem nome próprio, englobada no serviço de streaming SkyShowtime que junta NBC, Peacock, Universal, Sky, CBS, Showtime, Nickelodeon, MTV e Paramount.
A expansão significa que a empresa terá, de uma ou outra forma, serviços de streaming disponíveis em mais de 60 mercados no Reino Unido, América Latina, Canadá, Austrália, Caraíbas e principais países europeus até ao final deste ano. Em 2023, concentrará as atenções na Ásia, África e Meio Oriente.
A partir de 2024, a Paramount+ passa concentrar a exibição de todos os filmes da Paramount Pictures dos EUA após a sua exibição nas salas cinemas. Entre os planos está, como não podia deixar de ser, o desenvolvimento de novos títulos com base em propriedades intelectuais conhecidas.
Além de "A Quiet Place Part III" que será lançado nos cinemas a 21 de setembro de 2023, está previsto um novo filme "Star Trek", com realização de Matt Shakman; "Transformers: Rise of the Beasts" em 2023, será o primeiro de três filmes liderados pelo realizador Steven Caple Jr. e pelo ator Anthony Ramos a que se junta um filme de animação dirigido por Josh Cooley e previsto para os cinemas a 18 de julho de 2024.
A primeira série em ação real com base nas personagens do videojogo Sonic, com a personagem Knockles; três filmes baseados nas personagens de Spongebob com o primeiro a estrear já em 2023; uma nova série "Teen Wolf"; uma nova versão animada das Tartarugas Ninja para cinema seguida de telefilmes para a Paramount+ a partir de 2023, centrados em cada um dos vilões.
"Dora, a Exploradora" regressa ao seu formato animado, mas terá a companhia de uma série em ação real, em linha com o filme de 2019.
A dupla "Beavis and Butthead", um clássico da animação para adultos da MTV, regressa com uma série destinada à Paramount+ a que se junta o conjunto de mais de 200 episódios anteriores e um novo filme, "Beavis and Butthead do the Universe". Terão a companhia de "South Park", que no final de 2022 passa a ser em exclusivo para a Paramount+.
"Yellowstone: 1932", de Taylor Sheridan, o próximo capítulo da história de "Yellowstone" já obteve luz verde e seguirá uma nova geração da família Dutton durante o período da Lei Seca e da Grande Depressão.
Também com produção de Taylor Sheridan, estão previstas outras três séries de ficção: "Land Man", terá Billy Bob Thornton como gestor de crise de uma empresa petrolífera; em "Lioness", Zoe Saldaña interpreta Joe, a obstinada chefe de um escritório da CIA; e em "Tulsa King" Sylvester Stallone será um mafioso italiano que enfrenta a tarefa de se mudar com a família para Kansas City, no Missouri.
"NCIS" vai alargar horizontes para a Austrália com "NCIS: Sydney" e "SEAL" terá direito a um telefilme destinado ao streaming.
Quanto a produções de outras origens, foram anunciados "A Gentleman in Moscow", do Reino Unido, baseado no romance de Amor Towles. A série dramática conta a história do Conde Rostove que, em 1922, se encontra preso em Moscovo e no lado errado da história. O Partido Comunista concorda em deixá-lo viver, mas nunca mais poderá sair do Metropole Hotel até ao dia da sua morte.
Ainda com origem no Reino Unido, "Sexy Beast", prequela do filme homónimo começa com Gal Dove e Don Logan no momento em que descem à sedutora loucura do crime londrino durante a vibrante e volátil década de 1990.
Da Alemanha, mas rodada em Inglaterra, vem "The Chemistry of Death", série baseada nos romances de Simon Beckett que segue o antropólogo forense David Hunter.
"Yonder", série sul-coreana, é passada em 2032, num espaço desconhecido projetado para que os mortos possam viver carregando memórias das suas vidas para os seus cérebros. A história desenvolve-se a partir do momento em que um homem recebe uma mensagem da falecida esposa.
Em desenvolvimento estão séries baseadas em "Atração Fatal", "Grease: Rise of the Pink Ladies", "Rabbit Hole" e "The Offer". Foram também renovadas "Halo", "Cecilia", "Los Enviados", "Super Pumped" e "Billions".
A Paramount+ conta com cerca de 56 milhões subscritores globais de streaming. O objetivo até 2024 é ultrapassar os 100 milhões de clientes em todo o mundo.