Cartaz de cinema

"Vernon Subutex": o homem analógico

Publicado em 4 Mar. 2021 às 19:20, por Inês Moreira Santos, em Notícias de televisão e séries, Opinião (Temas: Estreias)

"Vernon Subutex": o homem analógico

"Vernon Subutex" estreia esta sexta-feira, 5 de março, no Filmin. A Inês Moreira Santos já viu e diz o que acha desta minissérie francesa com nove episódios de 30 minutos cada.

"Vernon Subutex" é uma alucinante e musical série francesa, adaptação da trilogia literária de Virginie Despentes, e realizada por Cathy Verney. Numa viagem pelas ruas de Paris, acompanhamos um homem desencantado, numa espiral de decadência, enquanto um grupo de pessoas o procura desesperadamente.

Antigo dono da lendária loja de discos Revolver, Vernon acaba de ser despejado do seu apartamento e está sem emprego. Em busca de um lugar para dormir, contacta os seus amigos do mundo da música nos anos 90. Entre eles está a estrela de rock Alex Bleach que, pouco depois do reencontro, morre de overdose deixando a Vernon três misteriosas cassetes de vídeo. Vernon torna-se agora o homem mais procurado de Paris.

A balançar entre a comédia e a tragédia, Vernon Subutex é uma jornada de autoconhecimento e desencanto, com a constatação de como o tempo passou e tanto mudou em redor e, também, uma história de ação e perseguições.

Romain Duris oferece uma interpretação profunda que, ao longo dos nove episódios, nos mostra um homem em declínio, no caminho para o abismo. Vernon está na casa dos 40, mas parece que parou nos 20 anos e não cresceu. Odeia responsabilidades e desencantou-se com o mundo. A cada episódio, os reencontros fá-lo-ão constatar o tanto que os seus amigos mudaram em 20 anos e como ele estagnou, igual a si mesmo, sem objetivos, com mais rugas e cabelos brancos.

No meio da solidão, a música nunca o abandona - e é a alma da série -, com a playlist de Vernon sempre a rodar, seja nos vinis, no mp3, no portátil, ou nas aparelhagens. O rock'n'roll é contagiante e inclui temas de Poni Hoax, Sonic Youth ou The Jesus and Mary Chain.

O contraste entre analógico e digital é constante: discos de vinil, cassetes e câmaras de vídeo vs. redes sociais, computadores e telemóveis; e, claro, o mais analógico dos homens, Vernon Subutex, que aparece e desaparece sem que ninguém lhe consiga encontrar o rasto, ou não fosse ele um homem despojado de bens, que deixou o pouco que tinha na sua antiga casa e na de quem o foi acolhendo.

"Vernon Subutex" desperta a curiosidade necessária, nos dois primeiros episódios, para que queiramos continuar a vê-la e saber que segredos guardam aquelas três pequenas cassetes de vídeo, que tantos anseiam descobrir. Mesmo que alguns episódios não sejam especialmente estimulantes, apenas uma sucessão de romances rápidos, os três últimos voltam a elevar a fasquia, com um final atordoante.

Fica o convite para entrar nesta arriscada viagem de amadurecimento forçado e de amizades com muitas histórias para contar.

Trailer "Vernon Subutex"