Cartaz de cinema

Vencedores do Festival Monstra 2021

Publicado em 1 Ago. 2021 às 19:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Vencedores do Festival Monstra 2021

Alexandra Ramires arrecada quatro prémios no Festival Monstra 2021, com o filme "Elo" incluindo o prémio para Melhor Curta-Metragem Portuguesa.

Foram anunciados os vencedores do MONSTRA 2021, em cerimónia que decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa. A curta portuguesa "Elo", realizada por Alexandra Ramirez, venceu o prémio para Melhor Curta Metragem Portuguesa na 20.ª edição do festival, assim como o Prémio do Público nesta categoria.

O júri, composto por Regina Pessoa, Joan Gratz e Otto Alder premiou o filme que retrata uma história forte sem o uso da palavra onde fraquezas se tornam poderes, pelo estilo visual delicado combinado com uma paisagem sonora subtil, mas imersiva, criando assim uma atmosfera não só intrigante, mas também surpreendente.

Já "Wolfwalkers", realizado por Tomm Moore e Ross Stewart, recebeu o Grande Prémio Monstra - Longas Metragens. O filme irlandês recebeu também o Prémio de Melhor Banda Sonora e o Prémio do Público dentro da mesma categoria.

Ainda na competição de longas metragens, o filme russo "O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes", de Andrey Khrzhanovsky, recebeu o Prémio Especial do Júri.

Na competição de curtas, a produção dinamarquesa "Hyper-plastic Orgiastic", do britânico Paul Bush, recebeu o prémio de Melhor Curta-Metragem Internacional.

Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram "Water", de Cesar Diaz Melendez, Melhor Curtíssima Internacional, e "101 Utilizações Para Um Pénis Cortado", de Dan Murphy, Melhor Curtíssima Portuguesa.

Na competição de estudantes, venceu "Para o Mar Poeirento", da realizadora francesa Héloïse Ferlay. "Palavras Gastas", de Maria Geraldes recebeu o Prémio Melhor Curta Metragem de Estudantes Portuguesa.

Por fim, "The Monkey", de Lorenzo Degl'Innocenti e Xosé Zapata recebeu o Grande Prémio Monstrinha Escolas e a curta lituana "Matilda and the Spare Head", realizado por Ignas Meilūnas recebeu o Grande Prémio Monstrinha Pais e Filhos.

A 20.ª edição do Festival MONSTRA começou a 21 de julho e termina hoje, 1 de agosto.