Publicado em 31 Mai. 2020 às 11:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)
A suspensão das atividades culturais por razões de saúde pública obrigou a edição deste ano a decorrer online. "Freeze Frame", de Soetkin Verstegen, uma coprodução belga e alemã, recebeu o Grande Prémio.
Levada a cabo online entre 25 e 31 de maio, devido às excepcionais condições que vivemos, a edição comemorativa do 20º aniversário do festival de animação de Lisboa atribuiu o Grande Prémio a "Freeze Frame", de Soetkin Verstegen, uma coprodução belga e alemã.
"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, e "Purpleboy", de Alexandre Siqueira venceram ex-aequo a competição de curtas-metragens portuguesas.
Fernando Galrito, diretor artístico do Monstra anunciou sábado os vencedores desta edição de 2020, numa cerimónia que também decorreu online.
Na competição portuguesa foram atribuídas duas Menções Honrosas a "O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto", de Bruno Caetano, e "A Mind Sang" de Vier Nev.
Na categoria da Competição de Curtas-Metragens o filme "Don't Know What" de Thomas Renoldner recebeu o prémio de Melhor Curta Experimental e "Traces" de Hugo Frassetto, recebeu o Prémio Especial do Júri.
Os prémios que resultam da votação do público só vão ser conhecidos na segunda-feira.
Grande Prémio MONSTRA - Curta-metragem
Melhor Curta Experimental
Melhor Curta Portuguesa
Prémio Especial do Júri
Menções Honrosas
Melhor Curta-Metragem Portuguesa
Menção Honrosa
A Mind Sang de Vier Nev (Portugal)
Melhor Curta de Estudantes
Melhor Curta de Estudantes Portuguesa
Prémio Especial do Júri
Menções Honrosas
Melhor Curta de Estudantes
Melhor Curta de Estudantes Portuguesa
Menções Honrosas
Melhor Curtíssima Internacional
Melhor Curtíssima Portuguesa
Menções Honrosas