Cartaz de cinema

Vencedores do Fantasporto 2022: "Follow Her", de Sylvia Caminer, recebe o prémio de melhor filme

Publicado em 9 Abr. 2022 às 14:03, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Vencedores do Fantasporto 2022: "Follow Her", de Sylvia Caminer, recebe o prémio de melhor filme

O festival despede-se no domingo com a exibição dos filmes premiados, mas o regresso já está marcado para fevereiro de 2023, numa nova casa.

Foram hoje anunciados os prémios atribuidos pelo Juri Internacional da Secção Oficial de Cinema Fantástico da 42.ª edição do Fantasporto:

GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME - FANTASPORTO 2022

"Follow Her", de Sylvia Caminer (EUA)

Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos.

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI

"Barbarians", de Charles Dorfman (Reino Unido)

Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Numa noite do aniversário recebem a visita dos amigos Lucas e Chloe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão.  

MELHOR REALIZAÇÃO

"The Exorcism of God", de Alejandro Hidalgo (EUA/México/Venezuela)

Um padre norte-americano é chamado para realizar um exorcismo. Mas nada corre como é previsto e anos mais tarde ainda está a sofrer as consequências do que fez.

MELHOR ACTOR

Lázlo Attila Horváth em "Soulpark" (Hungria)

Um homem aparece nu na jaula dos crocodilos de um jardim zoológico. Não se lembra como foi lá parar nem onde andou nos últimos três anos. Um polícia em pré-reforma e uma jovem investigadora vão tentar descobrir o que se passa.

MELHOR ACTRIZ

Dani Barker em "Follow Her" (EUA)

Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos. Um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema actual.

MELHOR ARGUMENTO

Patrick Brunken, Rick Ostermann, Dirk Kurbjuweit por "The House" (Alemanha)

Na Alemanha de 2029, um jornalista estrela proibido de escrever por cair em desgraça e a sua mulher refugiam-se numa ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam a salvo. À medida que a situação política piora, a casa transforma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário. Uma imagem realista dum futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

"Fang Yi – Annular Eclipse" (China)

Em 2030, numa metrópole que lembra "Blade Runner", o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização.

MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO

"Fledge", de Hanni Dombe, Tom Kouris (Israel)

MENÇÃO ESPECIAL DO JÚRI

"The Good Father", de Sho Kataoka (Japão)

O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família.

 

32.ª SEMANA DOS REALIZADORES - PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA

PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS REALIZADORES 2022

"Jacinto", de Javi Camino (Espanha)

A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de "heavy metal". Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa.

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI

"Saralish", de Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri (Afeganistão/ Irão)

No Irão rural de hoje, dois homens dominam. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se assim mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.

MELHOR REALIZADOR

Yoon Jong-seok, "Confession" (Coreia do Sul)

Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando encobrir o sucedido, ele e a amante inventam uma história. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério.

MELHOR ARGUMENTO

"Eviction", de Maté Fazekas (Hungria)

Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade com o envolvimento de todas as forças e autoridades locais.

MELHOR ACTOR

Ex-Aequo:

Pedro Brandariz e Juanma Buituron, "Jacinto" (Spain)

A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de "heavy metal". Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa.

MELHOR ACTRIZ

Atena Agha Aliyan, "Saralish" (Afeganistão/Irão)

No Irão rural de hoje, dois homens dominam. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se assim mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.

ORIENT EXPRESS

MELHOR FILME ORIENT EXPRESS

"Escape from Mogadishu", de Seung-wan Ryoo (Coreia do Sul)

Em 1991, quando a Coreia do Sul e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países separados na Nações Unidas, o embaixador da Coreia do Sul em Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu "inimigo", o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massacres que decorrem nas ruas.

PRÉMIO ESPECIAL JURI

"Baby Assassins", de Yûgo Sakamoto (Japão)

A alienação da juventude, o "dressplay" e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita

PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS

MELHOR FILME PORTUGUÊS

"Misericórdia", de Gonçalo Loureiro (Portugal)  

MENÇÕES ESPECIAIS

"Dilúvio", de Eduardo Cruz (Portugal)  

"Fruta Tocada por Falta de Jardineiro", de Pedro Senna Nunes- (Portugal)

PRÉMIOS NÃO OFICIAIS

PRÉMIO DA CRÍTICA

"The House", Rick Ostermann (Alemanha)

Na Alemanha de 2029, um jornalista estrela proibido de escrever, por ter caído em desgraça, e a sua mulher refugiam-se na sua casa da ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam a salvo. À medida que a situação política piora, a casa transforma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário. Uma imagem realista dum futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder.

PRÉMIO DO PÚBLICO

"Follow Her", de Sylvia Caminer (EUA)

Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos. Um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual.

 

O programa da edição 2023, produzido para o novo Batalha-Centro de Cinema, será anunciado em dezembro. O 43.º Fantasporto decorrerá de 24 de fevereiro a 5 de março de 2023.