Cartaz de cinema

Vem aí "O Atentado"

Publicado em 11 Set. 2020 às 20:40, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Trailers, Primeiro olhar)

Vem aí "O Atentado"

A nova série da RTP1 estreia a 16 de setembro e conta a história de uma tentativa para matar o ditador Oliveira Salazar.

Em dez episódios, "O Atentado", da autoria de Francisco Moita Flores com base em factos, propõem-se contar a história do atentado à bomba contra Oliveira Salazar ocorrido em 1937. A informação mais substancial foi recolhida do processo onde se revelaram as reviravoltas de uma investigação contaminada pelo ódio político.

Passada numa altura em que o Estado Novo tinha atingido o apogeu, a série conta como foi planeado e executado o ataque e como um erro de cálculo na colocação do engenho explosivo, frustrou as intenções dos opositores do regime. A explosão foi violenta, mas não chegou, sequer, a ferir o Presidente do Conselho.

A série começa em Lisboa, quando decorre a festa de casamento de Eurico com Isabel. Ele é um agente da Polícia de Investigação Criminal. A noiva é filha do chefe José Baltar, funcionário da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE).

Ao mesmo tempo, num carro parado num descampado, Vaz Rodrigues e Granja verificam as armas. Esperam a chegada de taxistas que trazem outros cúmplices. O objetivo é raptar e sequestrar os dois taxistas, apropriarem-se das viaturas e usá-las para o atentado  contra o Oliveira Salazar.

O elenco integra Adriano Carvalho, Anabela Moreira, António Pedro Cerdeira, Gonçalo Botelho, João Paulo Sousa, João Craveiro, Joaquim Nicolau, Laura Dutra, Miguel Damião, Tiago Aldeia, Tiago Teotónio Pereira e Tomás Alves.

Trailer "O Atentado"

"O Atentado", a nova série de quarta-feira da RTP1, estreia a 16 de setembro, às 21h00.