Publicado em 5 Jul. 2025 às 12:40, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)
Um acordo com a viúva do autor do livro permitiu a luz verde para o projeto que contará a história da perspetiva do Chefe Bromden.
Está em curso o desenvolvimento de uma série televisiva inspirada no livro "Voando sobre um Ninho de Cucos", centrada na personagem Chefe Bromden. A revelação veio de Paul Zaentz, produtor e sobrinho de Saul Zaentz, responsável pela produção do filme de 1975 realizado por Miloš Forman.
Durante uma entrevista a um podcast citada no portal Deadline, Paul Zaentz revelou ter assinado um acordo com a viúva de Ken Kesey, autor do romance "Voando sobre um Ninho de Cucos", para adaptar a história à televisão. Desta vez, a narrativa seguirá a obra literária com o nativo-americano Chefe Bromden como protagonista. Zaentz adiantou ainda que, após a primeira temporada, a série poderá acompanhar o destino da personagem após a fuga do hospital psiquiátrico.
Ken Kesey sempre manifestou desagrado relativamente à adaptação cinematográfica, em parte devido à mudança de perspetiva narrativa. Forman optou por centrar a história em Randle McMurphy, interpretado por Jack Nicholson, que desafia a autoridade da enfermeira-chefe numa instituição psiquiátrica no Oregon dos anos 1960.
Kesey (1935-2001), foi uma figura importante na contracultura nos anos de 1950 e 1960, e uma individualidade charneira entre o movimento beat e os hippies. Foi o rosto do grupo Merry Pranksters, que desafiou as normas sociais da época com experiências psicadélicas e uma abordagem alternativa à vida e à arte. Além de ser autor de "Voando sobre um Ninho de Cucos" (One Flew Over the Cuckoo's Nest), publicado em 1962, assinou o romance "Sometimes a Great Notion", também adaptado ao cinema em "Os Indomáveis" (1971), com realização de Paul Newman que também foi um dos protagonistas ao lado de Henry Fonda e Lee Remick.
A nova série será o segundo projeto televisivo inspirado em "Voando sobre um Ninho de Cucos". O primeiro foi "Ratched", a prequela lançada pela Netflix em 2020, que durou apenas uma temporada e onde Paul Zaentz também esteve envolvido.
Não foram avançados outros detalhes sobre o estúdio envolvido nem sobre os argumentistas da nova série. Zaentz, no entanto, sublinhou a preferência pela ficção televisiva em detrimento das versões cinematográficas, defendendo que o formato permite maior desenvolvimento das personagens.
Paralelamente, a Fathom Entertainment vai lançar em breve a versão restaurada de "Voando sobre um Ninho de Cucos", que será exibida em mais de mil salas de cinema nos Estados Unidos para assinalar os 50 anos do filme.
Em 2023, Paul Zaentz adquiriu o catálogo da Saul Zaentz Company que pertenceu ao seu tio e que inclui, além de "Voando sobre um Ninho de Cucos", os vencedores do Óscar de Melhor Filme "O Paciente Inglês" e "Amadeus".