Cartaz de cinema

Veja cinema à borla no segundo aniversário do Cinema Ideal

Publicado em 23 Ago. 2016 às 10:52, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)

Veja cinema à borla no segundo aniversário do Cinema Ideal

O cinema Ideal, em Lisboa, celebra o segundo aniversário a 28 de Agosto, mas a comemoração irá estender-se ao longo de uma semana e de forma especial. Entre 25 e 31 de Agosto, estão programadas 21 sessões com entrada gratuita e a exibição de 20 dos melhores filmes estreados na sala lisboeta.

Filmes portugueses, filmes europeus e do resto do mundo, documentários, clássicos e cinema infantil, a semana será também um espelho da programação do Cinema Ideal.

Nos primeiros dois anos desde a rebertura do espaço em plena Baixa de Lisboa, passaram pelo Ideal 35 filmes portugueses, de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha e José Fonseca e Costa, a Jorge Silva Melo e João Botelho, de João Canijo, Joaquim Pinto, Pedro Costa, de Manuel Mozos e Margarida Cardoso, a João Pedro Rodrigues, Sérgio Tréfaut e Bruno de Almeida, de Miguel Gomes e João Nicolau, a João Salaviza e Gabriel Abrantes.

Foram também mostrados filmes de autores consagrados como Jean-Luc Godard ou Mike Leigh, Jafar Panahi ou Woody Allen, Alain Resnais, Ettore Scola, Apichatpong Weerasethakul, ou Hou Hsiao-Hsien, mas sobretudo de realizadores estreantes, ou pouco conhecidos, e vindos de toda as partes do mundo.

O espaço do Cinema Ideal serviu também para recordar o passado com reposições de John Ford, Charlie Chaplin, Nicholas Ray e Stanley Kubrick e como extensão de festivais de cinema como o Doc Lisboa, o Indie, a Monstra, ou o Temps D'Images.

É esse trabalho que vai ser comemorado com 21 sessões de entrada gratuita (sendo um dos filmes - na terça, 30 - escolhido por votação online dos espectadores).

As sessões terão lugar entre 25 e 31 de agosto, às 14h00, 17h00 e 18h45, e os bilhetes podem ser levantados na bilheteira no próprio dia, excepto para as sessões das 14h00 que poderão ser levantados na véspera. Cada pessoa pode levantar um número máximo de 2 bilhetes.

No domingo, 28 de Agosto, dia do aniversário, haverá lugar para um concerto de JP Simões, no Salão Ideal, às 19h00 horas, com entrada livre e lotação limitada a 40 pessoas), antecedido de uma Happy Hour entre as 18h00 e as 19h00. Às 18h45 desse domingo, haverá ainda a antestreia de um filme surpresa.

Nestes dias continuará em exibição o filme "Regresso a Ítaca", de Laurent Cantet – diariamente às 20h45 e 22h30 –  ao preço especial de 5 euros.

PROGRAMA

sessões às 14h00, 17h00 e 18h45

 

Quinta, 25

"E Agora? Lembra-me"

"45 Anos"

"O Sal da Terra"

 

Sexta, 26

"Mommy"

"Montanha"

"Os Cartoonistas"

 

Sábado, 27

"Os Maias"

"O Espírito de '45"

"O País das Maravilhas"

Domingo, 28

"As Mil e Uma Noites - Volume 3"

"A Quimera do Ouro"

Antestreia - filme surpresa

 

Segunda, 29

"Portugal - Um Dia de Cada Vez"

"A Noite Cairá"

"Gett"

 

Terça, 30

"Timbuktu"

Filme escolhido por votação dos espectadores

"Taxi"

 

Quarta, 31

"Amar, Beber e Cantar"

"Os Verdes Anos"

"João Bénard da Costa - Outros Amarão as Coisas Que eu Amei"

 

Para mais informações, moradas e contactos, visite o cartaz do filmSPOT.