Publicado em 25 Nov. 2022 às 14:02, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O filme do argentino Gastón Solnicki capta os últimos instantes em que é permitido fumar nas ruas de Viena.
Após quase dez dias de sessões, o Porto/Post/Doc anunciou ontem à noite o palmarés da edição 2022. "Um Pequeno Pacote de Amor", de Gastón Solnicki, recebeu o Grande Prémio para o melhor filme da competição internacional. Coprodução entre a Áustria e Argentina, capta os últimos instantes em que é permitido fumar nas ruas de Viena, antes da entrada em vigor da nova lei do tabaco.
Na competição Cinema Falado, para obras em língua portuguesa, a vitória foi para Susana De Sousa Dias e Ansgar Schaefer por "Viagem ao Sol", um encontro com austríacos enviados em criança para Portugal no fim da Segunda Guerra Mundial.
"A Viagem do Rei", de João Pedro Moreira, filme centrado em Rui Reininho, triunfou na secção Transmission, dedicada a documentários sobre música e movimentos culturais, onde ainda foi distinguido "El Arena", de Jay B. Jammal, com uma menção honrosa, pelo seu retrato do rap em Beirute.
O palmarés deste ano do Porto/Post/Doc ficou completo com os seguintes prémios:
"Nada Para Ver Aqui", de Nichola Bouchez, (melhor filme da secção Cinema Novo)
Menção Honrosa "Home, Revised", de Inês Pedrosa e Melo
"Variations On How To Farm A City", de Mónica Martins Nunes (bolsa de criação do projeto Working Class Heroes)
"Mysticisme Du Sud", Fábio Penela (prémio para o melhor projeto apresentado na oficina Arché)
"A House Made Of Splinters", de Simon Lereng Wilmont (prémio atribuído por alunos do ensino secundário de várias escolas do Porto)
O festival de cinema Porto/Post/Doc teve início a 16 de novembro, em vários locais da cidade do Porto, e termina este sábado.