Cartaz de cinema

Um conjunto de pérolas na programação do Sonica Ekrano

Publicado em 11 Out. 2022 às 12:15, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Um conjunto de pérolas na programação do Sonica Ekrano

O cinema documental com a música a servir de tema comum está de regresso ao Barreiro a partir de 21 de outubro com uma seleção imperdível de filmes.

O Barreiro volta a ser palco do Festival Sonica Ekrano - Cinema Documental e as Músicas das Margens, entre 21 e 29 de Outubro.

Esta segunda edição apresenta 15 filmes, quase metade em estreia nacional e com uma seleção repleta de pequenas pérolas. O caso de "Poly Styrene: I am a cliché", sobre a estrela punk dos X-Ray Spex, num documentário realizado pela sua filha; ou "My Friend Fela", um olhar do cineasta brasileiro sobre o genial músico nigeriano Fela Kuti.

O restante programa, inclui ainda filmes que retratam artistas como Lydia Lunch, os Tangerine Dream, ou os Telectu.

Em estreia mundial será exibido "Na Corda Bamba", de Luís Fernandes, que retrata a comunidade de música experimental em Portugal.

As sessões dividem-se entre os cinemas Castello Lopes do Fórum Barreiro, o Cineclube do Barreiro, a Biblioteca Municipal e o Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Os bilhetes para cada sessão custam 2,50€. Também está disponível, em quantidade limitada, um passe que garante acesso a todos os filmes por apenas 10€.

 

PROGRAMA

21 outubro

21h30

Cinemas Castello Lopes Fórum Barreiro

NA CORDA BAMBA

Luís Fernandes

2022 | Portugal | 85 minutos

Idioma: português (sem legendas)

Na Corda Bamba

Após a estreia com "In the Moment", focado na improvisação enquanto género musical e individualidade artística, o realizador Luís Fernandes regressa com um documentário que se estende aos diversos processos de experimentação sonora no Portugal contemporâneo.

22 outubro

16h00

Cineclube do Barreiro

A PUNK DAYDREAM

Jimmy Hendrickx e Kristian Van der Heyden

2019 | Bélgica | 65 minutos

Idioma: indonésio (legendado em inglês)

A Punk DaydreamUma visão da maior comunidade punk muçulmana do planeta, em Jakarta, na Indonésia. Segue um grupo de adolescentes que procura viver um dia de cada vez. Revela, ao mesmo tempo, as complexidades da sociedade e os preconceitos em nome de tradições que ninguém sabe porque se mantêm.

22 outubro

17h30

Cineclube do Barreiro

VOICE: SCULPTING SOUND WITH MAJA RATKJE

Ingo J. Biermann

2015 | Alemanha, Noruega | 93 minutos

Idioma: inglês e norueguês (legendado em inglês)

Voice

Retrato da compositora e performer norueguesa Maja S. K. Ratkje, artista e cantora singular, numa viagem de exploração do som e da natureza da voz humana em todas as suas múltiplas e inimagináveis capacidades. Também a história de uma mulher que fala abertamente sobre a sua necessidade criativa, a sua decisão consciente de trabalhar do lado de fora do mainstream e a forma como consegue equilibrar a vida artística com a familiar.

22 outubro

21h30

Cinemas Castello Lopes Fórum Barreiro

MY FRIEND FELA

de: Joel Zito Araújo

2019 | Brasil | 95 minutos

Idioma: inglês e francês (legendado em português do Brasil)

My Friend FelaO cineasta brasileiro Joel Zito Araújo, oferece uma nova perspectiva sobre o lendário e genial Fela Kuti, contrariando a visão simplista do "ídolo africano excêntrico". A complexa vida do músico é narrada através do olhar e das conversas com o seu amigo próximo, e biógrafo oficial, o cubano Carlos Moore, num documentário que revela as múltiplas influências e forças que moldaram a extraordinária vida de Fela: da relação com a mãe às muitas e problemáticas relações amorosas, dos laços com o seu conselheiro espiritual e, claro, da perseguição política de que foi sendo alvo.

23 outubro

16h00

Cineclube do Barreiro

BORBETOMAGUS: A POLLOCK OF SOUND

Jef Mertens

2016 | Bélgica | 63 minutos

Idioma: inglês (sem legendas)

Borbetomagus

Realizado pelo belga Jef Mertens, conta a história dos norte-americanos Borbetomagus, donos de uma sonoridade crua e rugosa que tem redefinido as fronteiras da música. Don Dietrich, Donald Miller e Jim Sauter, membros da banda, contam a sua história com a ajuda de artistas, escritores, fotógrafos e realizadores num leque que inclui o crítico Byron Coley, o baterista Chris Corsano, o guitarrista Thurston Moore, ou o grupo japonês Hijokaidan.

23 outubro

17h30

Cineclube do Barreiro

ANONYMOUS CLUB

Danny Cohen

2021 | Austrália | 82 minutos

Idioma: inglês (legendado em inglês)

Anonymous Club

Documentário de Danny Cohen, um dos responsáveis pelos videoclips da australiana Courtney Barnett. Cohen acompanhou Barnett ao longo de três anos, por digressões europeias, americanas e asiáticas e na própria casa da artista, em Melbourne. Famosamente tímida e reservada, Barnett construiu, ao longo desse período, um diário áudio que vai servindo de narração com reflexões sobre os conflitos internos da artista, ligados à sua imagem, autoconfiança, às pressões do sucesso e, muitas vezes, à simples luta para acordar em paz para mais um dia.

23 outubro

21h30

Biblioteca Municipal do Barreiro

POLY STYRENE: I AM A CLICHÉ

Celeste Bell e Paul Sng

2021 | Reino Unido | 96 minutos

Idioma: inglês (legendado em inglês)

Poly Styrene

Poly Styrene, vocalista e principal compositora dos X-Ray Spex, foi a primeira mulher de origem africana a liderar uma banda rock no Reino Unido. Trouxe, com a sua voz pouco convencional, palavras de revolta que falavam de identidade, consumismo, pós-modernismo e de todas as transformações que ia testemunhando nas ilhas britânicas durante as convulsões da década de 70. A involuntária guardiã da sua memória, a sua filha Celeste Bell recorda as dificuldades que assombraram a sua vida familiar. Histórias de misoginia, racismo e saúde mental contadas através de imagens de arquivo inéditas e entradas do diário de Poly que mostram outras dimensões de Poly para além do ícone cultural.

24 outubro

21h00

Biblioteca Municipal do Barreiro

MY LIFE IS A GUNSHOT

Marcel Derek Ramsay

2020 | Suíça | 90 minutos

Idioma: inglês e alemão (legendado em inglês)

My Life is a Gunshot

O músico noise suíço Joke Lanz (mais conhecido como Sudden Infant) tem uma base de fãs leal, construída ao longo de três décadas de discos e atuações ao vivo, muitas vezes exigentes para o estômago e sensibilidade comuns. Para a grande maioria, a sua música não é, afinal, mais do que um barulho insuportável. Mas que personalidade se esconde por detrás desta arte? Este filme revela um artista sensível, assombrado por um trauma de décadas: a visão involuntária, aos 13 anos, do suicídio do pai. Desde então, a vida de Joke é uma forma de lidar com este acontecimento.

25 outubro

21h00

Biblioteca Municipal do Barreiro

OTHER, LIKE ME: THE ORAL HISTORY OF COUM TRANSMISSIONS AND THROBBING GRISTLE

Marcus Werner Hed e Dan Fox

2020 | Reino Unido | 80 minutos

Idioma: inglês (sem legendas)

Other, Like Me

Hull, Inglaterra, 1970. Numa casa ocupada desta cidade portuária, um grupo de classe operária e autodidata, adopta novas identidades e inicia um movimento de teatro de rua sob o nome COUM Transmissions. As suas performances lúdicas rapidamente dão lugar a um trabalho explícito à volta de temas como o sexo, a pornografia e a violência.

Na iminência de uma carreira de sucesso no mundo da arte, o núcleo composto por Genesis Breyer P-Orridge e Cosey Fanni Tutti volta-se para a música. Com o nome Throbbing Gristle, desafiam todas as regras conhecidas de criação e performance sonora e inventam um novo género musical - a música industrial.

"Other, Like Me" é o primeiro documentário sobre os Throbbing Gristle e os COUM Transmissions, fazendo uso do arquivo de imagens e vídeos do grupo e de entrevistas com vários dos seus membros.

26 outubro

21h00

Biblioteca Municipal do Barreiro

REVOLUTION OF SOUND: TANGERINE DREAM

Margarete Kreuzer

2017 | Alemanha | 85 minutos

Idioma: alemão (legendado em inglês)

Revolution of Sound

Edgar Froese, líder da banda Tangerine Dream e pioneiro da música electrónica, dedicou a vida à missão de encontrar o som perfeito. A sua busca incessante levou-o, com os seus companheiros, ao sucesso mundial.

Após a sua morte em 2015, Froese deixa para trás um legado de quase cinco décadas de história da música. Este documentário mostra o filão de imagens inéditas, muitas filmadas pelo próprio Froese: dos palcos e camarins europeus e mundiais a lugares paradisíacos junto ao mar e ao seu estúdio privado. Entrevistas com a sua mulher, Bianca Froese-Acquaye, membros da banda e outros pioneiros sonoros, mapeiam a história desta banda inigualável.

27 outubro

21h00

Biblioteca Municipal do Barreiro

UNIVERSE

Nick Capezzera e Sam Osborn

2020 | EUA | 77 minutos

Idioma: inglês (legendado em inglês)

Universe

Em 1966, no pico de forma e sucesso do quinteto de Miles Davis, surge "The Universe Compositions", uma suite de canções orquestrais escrita por Wayne Shorter. Ambiciosas e imensas composições para uma orquestra de 24 instrumentos, partilhavam o chamamento do rock psicadélico e do cool jazz com o rigor da música clássica.

No entanto, pouco após o início dos ensaios para as gravações, o quinteto de Miles separa-se e as composições desaparecem.

Pouco antes da sua morte, em 1991, Miles pede a Wayne Shorter que "encontre a música". Cinco décadas após o seu desaparecimento, as "Universe Compositions" são recuperadas por Wallace Roney, um protegido de Miles, e finalmente ouvidas em público.

A história de Wallace Roney e destas composições é uma história de elos perdidos. "Universe" é uma obra que poderia ter feito a ponte entre duas eras do jazz, e talvez a obra-prima que Miles deixou por gravar. Para Roney, a ponte entre aprendiz e mestre, mas também um legado encurtado pela sua morte, no início da pandemia, antes mesmo de testemunhar a reação do mundo a esta música.

28 outubro

21h30

Auditório Municipal Augusto Cabrita

LYDIA LUNCH: THE WAR IS NEVER OVER

Beth B

2019 | EUA | 78 minutos

Idioma: inglês (legendado em inglês)

Lydia LunchPrimeiro documentário sobre a longa carreira de Lydia Lunch, figura confrontacional e inseparável do meio artístico nova-iorquino na viragem da década de 1970. Enquanto proeminente ícone da cena no-wave, Lunch partiu para uma carreira de décadas focada no direito absoluto de qualquer mulher fazer exatamente tudo o que lhe der na real gana, tão intensamente como qualquer homem - assunto obviamente ainda por resolver, várias décadas depois.

Este filme, realizado pela norte-americana Beth B com o envolvimento da própria Lunch, mostra o trabalho da artista à luz das várias questões que a têm, ao longo dos anos, permitido reinventar as expectativas e significados de se ser uma performer e forjar um vocabulário de honestidade emocional e humor filosófico.

29 outubro

16h00

Cineclube do Barreiro

KHAMSIN

Grégoire Couvert e Grégoire Orio

2020 | Líbano, França | 64 minutos

Idioma: inglês, francês, árabe (legendado em inglês)

Khamsin

Líbano, 2020. Os traços pesados do passado e da guerra civil estão ainda vivos. A corrupção é insustentável. Um grupo de músicos dos mais diversos backgrounds pega nos seus instrumentos e faz ressoar ecos do passado e presente. Khamsin é uma colaboração entre a banda experimental francesa Oiseaux-Tempête e diversos músicos da cena experimental de Beirute.

29 outubro

17h30

Cineclube do Barreiro

A WANDERING PATH: THE STORY OF GILEAD MEDIA

Michael Dimmitt

2022 | EUA | 105 minutos

Idioma: inglês (legendado em inglês)

A Wandering Path

Adam Bartlett fundou a editora Gilead Media em 2005. Tendo começado por, como em tantos casos, editar a sua própria banda e projetos de amigos, no espaço de pouco mais de uma década afirmou-se como um dos grandes dínamos da florescente cena de metal extremo norte-americana da atualidade, ao lado, por exemplo, da 20 Buck Spin, com a qual organiza, de dois em dois anos, o Migration Fest, festival que reúne fãs de todo o mundo e fomenta a partilha de laços entre público e artistas. Através de imagens de concertos, entrevistas e momentos de descontração, conhecemos vários dos artistas ligados à editora. Nomes como Panopticon, Thou, Emma Ruth Rundle, Krallice, Inter Arma, Neurosis, Enslaved, Blood Incantation, ou Wiegedood.

29 outubro

21h30

Auditório Municipal Augusto Cabrita

SONOSFERA TELECTU

Vasco Bação, Ilda de Castro, Carlos Mendes, Vítor Rua

2022 | Portugal | 115 minutos

Idioma: português (legendado em inglês)

Sonosfera Telectu

O duo de Vítor Rua e Jorge Lima Barreto é apresentado na sua vida pela estrada, em viagens pelo mundo, ao longo de várias décadas. Construído a partir de um vasto arquivo de imagens, até agora conhecido de um pequeno grupo de pessoas, os atuais Telectu, Rua e Ilda Castro, em conjunto com Vasco Bação e Carlos Mendes (que já tinham assinado "Ama Romanta: Uma Utopia que Fazia Filmes") elaboraram um filme de estrutura operática que revela o grupo que é sinónimo de vanguarda na música portuguesa desde a década de 80.