Cartaz de cinema

UCI Cinemas coloca salas ao dispor da DGS para campanha de vacinação contra a COVID19

Publicado em 27 Jan. 2021 às 11:01, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

UCI Cinemas coloca salas ao dispor da DGS para campanha de vacinação contra a COVID19

A empresa de exibição cinematográfica que explora três multiplexes em Portugal coloca as suas salas à disposição das autoridades de saúde.

A UCI Cinemas está a contactar as autoridades sanitárias regionais e locais para lhes abrir as portas dos seus cinemas para a campanha de vacinação. De acordo com o Grupo ODEON, proprietário dos complexos, "as instalações dos cinemas são espaçosas, arejadas e condicionadas".

Apesar de estarem fechadas, por determinação do governo, na sequência do agravamento da pandemia, a empresa investiu na implementação de medidas de segurança, tais como o controlo dos fluxos de acesso e saída para evitar ajuntamentos, a garantia do distanciamento social tanto nos espaços comuns como nas salas, reforço da limpeza e instalação de pontos de higienização em vários locais. O Grupo ODEON realça ainda que as instalações podem ser "adaptadas a outras necessidades específicas que o processo de vacinação exige"

Nota ainda a empresa que as instalações onde operam os cinemas podem suportar consumo de eletricidade "suficiente para os congeladores de manutenção das vacinas".

Em Portugal, a UCI Cinemas gere três multiplexes em zonas populosas com "fácil acesso através de transportes públicos e amplas áreas de estacionamento"- no El Corte Inglés, em Lisboa; no centro comercial UBBO, na Amadora e no Arrábida Shopping, no concelho de Gaia. Por isso, declara-se apta a apoiar os governos regionais e locais.

O Grupo ODEON afirma já ter assinado acordos do género com as entidades competentes noutros países. No Reino Unido, o multiplex da Odeon situado em Aylesbury foi transformado em ponto de vacinação.

A UCI contactou as autoridades sanitárias em Portugal para tentar chegar a um acordo no nosso país. Atitude semelhante foi tomada em Espanha, onde a Cinesa (também do Grupo ODEON) se colocou à disposição dos governos autonómicos e central.