Cartaz de cinema

"Tyrant": série polémica em estreia na FOX

Publicado em 3 Jan. 2015 às 12:55, por , em Notícias de Televisão e Séries

"Tyrant": série polémica em estreia na FOX

O canal estreia esta segunda-feira uma nova série que acompanha as lutas de interesses e ideais num regime ditatorial liderado por uma poderosa família do Médio Oriente.

Na segunda-feira, 5 de janeiro, a FOX estreia "Tyrant", a história de um regime ditatorial e da luta de interesses e ideais de uma poderosa família, os Al-Fayeed, num país fictício do Médio Oriente.

A produção executiva é de Howard Gordon, um dos responsáveis por títulos de sucesso como "Homeland", "24" ou "Ficheiros Secretos". O guião é assegurado pelo israelita Gideon Raff, criador de "Prisioner of War", o original em que foi baseado o sucesso "Homeland".

"Tyrant" conta como uma família americana é atraída para as atividades obscuras de uma nação tumultuosa do Médio Oriente.

Bassam "Barry" Al-Fayeed (Adam Rayner), o filho mais novo de um ditador do Médio Oriente, passou 20 anos a fugir do seu passado. Hoje é pediatra, vive nos EUA com a mulher americana e dois filhos e não tem qualquer desejo de voltar às origens.

Quando o convencem a regressar para o casamento do sobrinho, Barry vê-se arrastado para uma grave crise política provocada pela morte súbita do pai e por uma revolução contra o poder instituído que cresce de intensidade. Agora, tem de usar a sua influência para guiar o novo Presidente, o seu instável e brutal irmão mais velho, Jamal (Ashraf Barhom), e descobrir a saída que evite um conflito sangrento.

Ao mesmo tempo, vai experimentar o ódio de Leila (Moran Atias), esposa de Jamal, que acredita num regime firme e implacável, e enfrentar os problemas que surgem pelo facto de ter uma família de origem americana: Molly (Jennifer Finnigan), a esposa de Barry, que tem dificuldade em compreender a apreensão do marido e as razões pelas quais não regressam a casa; Emma (Anne Winters), a filha de 17 anos, que adora o pai e partilha o seu desdém pelas extravagâncias dos Al-Fayeed; e Sammy (Noah Silver), o filho de 16 anos, entusiasmado com o estilo de vida que o novo estatuto lhe poderá trazer, mas decidido a testar perigosamente as diferenças culturais com um interesse pouco subtil no belo guarda costas da família, Abdul (Mehdi Dehbi).

Até a única recordação positiva da infância de Barry, a amizade com Fauzi (Fares Fares), enfrenta um sério desafio. Fauzi é agora um jornalista opositor ao regime, preso e torturado por ter escrito sobre os abusos do regime dos Al-Fayeed. 

Trailer "Tyrant"

A série gerou alguma controvérsia nos EUA, aquando da estreia no verão de 2014.

O site Hitflix foi um dos vários meios que criticaram o facto de o protagonista não ser árabe - apesar de a personagem pertencer a uma família árabe.

Também a presença frequente de violações e maus tratos contra mulheres, algo que um crítico do Indie Wire considera ser "um truque preguiçoso" por parte do argumentista, foi apontado como um ponto negativo da série.

Já o Washington Post, considera que falta imaginação a "Tyrant", no modo como retrata o Médio Oriente.

"Tyrant" estreia segunda-feira, 5 de janeiro, às 22h15, na FOX, em episódio duplo.