Cartaz de cinema

Twitter pede cancelamento do programa de Stephen Colbert

Publicado em 28 Mar. 2014 às 14:13, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries

Twitter pede cancelamento do programa de Stephen Colbert

Uma multidão de utilizadores enraivecidos invadiu a rede social em protesto contra um tweet publicado na conta do programa "The Colbert Report".

Uma mensagem publicada quarta-feira na conta do programa "The Colbert Report", no Twitter, provocou uma onda de protestos naquela rede social.

O tweet (entretanto apagado) incluia uma citação do programa de quarta-feira em que Colbert satirizou uma ideia de Dan Snyder, dono da equipa de futebol americano Washington Redskins. Em resposta às reclamações sobre o nome da equipa (redskins=peles-vermelhas(, Snyder anunciou, recentemente, que vai criar uma fundação para ajudar os nativos americanos.

A personagem que Colbert interpreta diariamente no programa do canal de televisão Comedy Central concluiu que, se basta isso para lidar com acusações de racismo, então ele poderia responder às críticas em redor da sua personagem Ching Chong Ding Dong anunciando uma "fundação para o desenvolvimento de sensibilidade em relação aos orientais, ou algo do género".

A personagem Chin Chong Ding Dong foi criada pelo ator e apresentador afim de ridicularizar uma tentativa de falar chinês do comentador de extrema-direita Rush Limbaugh.

Stephen Colbert recordou diversas vezes que o seu programa é uma sátira e que o apresentador que nele aparece não é mais do que uma personagem: um conservador arrogante e nada versado nos temas que aborda.

Stephen Colbert e a personagem Ching Chong Ding Dong

As acusações de racismo choveram o que levou a hashtag #cancelcolbert a ser um dos temas mais falados no Twitter.