Cartaz de cinema

Tudo sobre a 15.ª Festa do Cinema Italiano

Publicado em 4 Mar. 2022 às 15:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Tudo sobre a 15.ª Festa do Cinema Italiano

Filme sobre Ennio Morricone abre o festival que terá programas dedicados ao amor e a Pasolini.

A 15.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se a partir de 1 de abril em mais de 10 cidades portuguesas, exibindo um conjunto de filmes italianos aclamados pela crítica internacional complementados por alguns sucessos recentes de bilheteira.

Em Lisboa, o festival decorre entre 1 e 10 de abril, no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (onde é exibida a retrospetiva Pasolini Revisitado) e na Culturgest.

Destaques da Programação

Em antestreia portuguesa, "Ennio", de Giuseppe Tornatore abre o festival a 1 de abril, em Lisboa, no Cinema São Jorge e no Porto, no Cinema Trindade. O filme mostra um retrato profundo do compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.

A sessão de encerramento é a 10 de abril, em Lisboa, com "Il bambino nascosto", de Roberto Andò. A história da amizade entre um professor de piano napolitano e um jovem membro da Camorra em fuga está no centro da nova longa-metragem de Roberto Andò, a tocante adaptação de um romance do próprio realizador que teve honras de encerramento no 78.º Festival de Veneza.

Antestreias

Prémio especial do júri no 78.º Festival de Veneza, "Il Buco" (Das Profundezas), documentário de Michelangelo Frammartino, mostra os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês que descem às profundezas da terra descobrindo a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto. O realizador estará presente no festival.

Marco Bellocchio volta a estar presente na Festa do Cinema Italiano com o seu mais recente filme, "Marx può aspettare" (Marx pode esperar). Exibido em Cannes, é um documento peculiar e uma síntese do cinema de Marco Bellocchio, ao mesmo tempo uma revelação profundamente íntima da personalidade do realizador e da trágica história do seu irmão gémeo.

"Salvatore - Shoemaker of Dreams", de Luca Guadagnino, exibido em Berlim, é a empolgante história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, de Nápoles, a Hollywood.

Toni Servillo é o protagonista do mais recente filme de Leonardo Di Costanzo, "Ariaferma". Sob a capa de "filme de prisão", a câmara de Leonardo Di Costanzo mergulha no labirinto da natureza humana. Um thriller poderoso e subtil sobre as dinâmicas de relação entre prisioneiros e guardas.

"Sempre Perto de Ti" (Nowhere Special), terceiro filme de Uberto Pasolini, sobrenome exigente para um realizador que é efetivamente primo em segundo grau de Pier Paolo Pasolini e sobrinho de Luchino Visconti apresenta-se como uma visão simples e eloquente sobre a crueldade da vida e uma das melhores descobertas da 77.ª edição do Festival de Veneza.

"Futura" (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, segue as pisadas de filmes como "Comizi d'Amore", de Pier Paolo Pasolini. Estreado no Festival de Cannes, trata-se de um olhar pela Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.

"Diabolik", de Marco Manetti, Antonio Manetti é o regresso da icónica personagem, após a adaptação colorida e excessiva de Mario Bava, numa adaptação mais fiel ao universo da banda desenhada, criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani.

Pasolini Revisitado

No âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa do Cinema Italiano preparou uma homenagem ao autor e realizador, através de uma retrospetiva em colaboração com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Para além da exibição dos seus filmes como realizador, "Pasolini Revisitado" apresentada um conjunto de obras onde Pasolini colaborou, ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens.

Sessões Especiais

As Décadas do Amor

Um retrato de Itália e do amor, ao longo de cinco décadas, construído através dos olhos dos adolescentes italianos. Um programa que se inicia com "Comizi d'Amore" (Comícios de Amor), de Pier Paolo Pasolini e termina com o mais recente Futura (Futura, ou o que está por vir), de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, nas pisadas de uma longa linhagem de documentaristas e realizadores onde se inclui Luigi Comencini, contratado pela Rai em 1976 para filmar um documentário sobre o amor em Itália. O resultado foi "L'amore in Italia", uma série de investigação em cinco partes exibida em 1978 na Rai Uno. A Festa irá exibir dois desses episódios.

"D"amore si vive", de Silvano Agosti, faz o mesmo pelos anos 80, num complexo retrato da juventude marginalizada. O festival irá exibir ainda alguns episódios de "Avere Ventanni", selecionados pelo criador e apresentador Massimo Coppola, convidado do evento. O programa, transmitido entre 2004 e 2007 na MTV Itália e depois no LA7, foi concebido e realizado por Massimo Coppola e é um retrato da realidade da geração Z.

Homenagem a Franco Battiato - Concerto Salvador Sobral

A 15.ª Festa do Cinema Italiano homenageia o nome da música pop italiana com um concerto de Salvador Sobral que irá interpretar alguns dos artistas mais importantes de Itália, incluindo as músicas mais conhecidas de Battiato. Haverá ainda a exibição do documentário "Temporary Road - (una) vita di Franco Battiato", de Giuseppe Pollicelli e Mario Tani.

Franco Basaglia, um revolucionário da saúde mental

Secção dedicada a Franco Basaglia, principal agente da reforma psiquiátrica em Itália. O festival exibirá "Matti da Slegare", de Marco Bellocchio, Silvano Agosti, Sandro Petraglia e Stefano Rulli, Um documentário rodado dentro do instituto psiquiátrico de Colorno, na província de Parma, que sublinha a intenção do psiquiatra Franco Basaglia e do político Mario Tommasini em não marginalizar os portadores de doenças mentais. O filme será acompanhado de debate com Marco Bellocchio (via zoom) e Silvano Agosti, que estará presente no festival.

Eventos Paralelos

Exposição de fotografia - La lunga strada di sabbia (A longa estrada de areia), de Paolo di Paolo

Inauguração a 26 de Março | SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes

Uma exposição organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

Uma história em imagens e palavras, composta por fotografias a preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas das quais inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini.

15.ª Festa do Cinema Italiano em mais de 10 cidades portuguesas

A Festa do Cinema Italiano realiza-se, este ano, em mais de dez cidades portuguesas e, pela primeira vez, em Lagos.

Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano estende-se de 1 a 3 de abril em Cascais (O Cinema da Villa), de 1 a 6 de abril no Porto (Cinema Trindade), de 1 a 4 de abril, em Setúbal (Auditório Charlot), de 5 a 7 de abril em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 5 a 8 de abril, em Viseu no (IPDJ - Cineclube de Viseu), de 7 a 9 de abril, em Penafiel (Cinemas Cinemax), 9 e 10 de abril, em Alverca (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), dias 19, 20 e 26 de abril, em Beja (Cine-Teatro Pax Julia), de 2 e 3 de maio, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 3 a 5 de maio, nas Caldas Da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), 4, 11, 18 e 25 de maio, em Almada (Auditório Fernando Lopes-Graça) e de 25 a 28 de maio, em Lagos (Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas).

Outras cidades serão anunciadas em breve.