Publicado em 27 Out. 2016 às 19:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores, Celebridades, Estreias)
Esta quinta-feira, da Marvel Studios, chega às salas de cinema "Doutor Estranho", a história do famoso neurocirurgião cuja vida muda para sempre depois de um horrível acidente de carro que lhe rouba o uso das mãos.
Quando a medicina tradicional falha, é forçado a procurar cura e esperança num lugar improvável - um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj. Rapidamente descobre que o local é também a linha da frente de uma batalha contra forças negras e invisíveis, determinadas a destruir a nossa realidade.
Em pouco tempo, o Doutor Estranho - munido de poderes mágicos recém-adquiridos – tem de decidir se quer voltar à sua vida anterior, ou deixar tudo para trás para defender o mundo como o mais poderoso feiticeiro existente.
Antes de ver o filme, fique a saber um pouco mais acerca das personagens e da forma como decorreu a produção.
Doutor Estranho era um cirurgião famoso e arrogante até que um trágico acidente lhe roubou as capacidades para exercer medicina e a sua carreira. Numa viagem pelo mundo à procura de uma forma de recuperar o seu talento, encontra a Anciã, uma professora enigmática que se oferece para lhe ensinar os caminhos das artes místicas.
Tal como Doutor Estranho, Karl Mordo foi um aprendiz da Anciã e descobriu as artes místicas e os caminhos das dimensões alternativas. Complexo e intenso, tanto pode vir a ser um amigo, um rival ou um inimigo para o mais recente aluno.
A Dra. Christine Palmer é uma cirurgiã qualificada especializada em trauma e, além de colega do Doutor Estranho, também é sua amiga. Quando acontece o acidente devastador que deixa as mãos do Doutor Estranho incapacitadas, a Dra. Palmer apercebe-se de que ele precisa de redescobrir o seu valor por si mesmo. Mas nunca imaginou o caminho improvável que ele iria seguir - ou como iria mexer com a sua própria vida.
Guarda da vasta biblioteca de livros místicos de Kamar-Taj, o surreal Wong não tem apenas a tarefa de decidir quem é digno de estudar a coleção privada da Anciã, mas também de proteger as fórmulas sagradas para que não caiam nas mãos erradas. Embora seja calmo e despretensioso, se alguém tentar roubar a biblioteca de Wong, primeiro terá de passar por ele.
Tal como muitos estudantes de Kamar-Taj, Kaecilius chegou ao complexo místico à procura dos segredos do Multiverso. Virou as costas à Anciã e às suas lições quando achou que esta lhe estava a esconder determinados conhecimentos. É nestes poderes proibidos que Kaecilius vê a resposta para o sofrimento humano - a capacidade de aliviar as dores da condição humana. Em conjunto com os seus seguidores, Kaecilius vai usar todas as ferramentas do mal à sua disposição para fundir a nossa realidade com os poderes sombrios de outra dimensão, mesmo que isso leve à destruição da vida como a conhecemos.
A figura sábia e enigmática conhecida apenas como Anciã tem salvaguardado os segredos das artes místicas durante muito tempo. Ao encontrar o Doutor Estranho, a sábia centenária vê potencial no devastado ex-cirurgião e concorda em mostrar-lhe um novo lado da realidade: o caminho místico da magia!
"Doutor Estranho" foi filmado em vários locais do mundo, incluindo Londres, Nova Iorque, Hong Kong e Catmandu, no Nepal. Este facto, combinado com a construção de 21 cenários, ajudou a dar realidade ao filme e a acrescentar a crença de que as personagens poderiam mesmo existir.
O realizador Scott Derrickson queria que o filme fosse rico, escuro e iluminado e para tal trabalhou juntamente com o designer de produção Charles Wood, fazendo pesquisa na banda desenhada da Marvel - em particular nos desenhos de Steve Ditko - para além de buscar referências visuais em fotografias e obras de arte.
Para navegar na história, uma vez que há transição de uma realidade para outra e para mais mundos dimensionais, a cor, luz, reflexos e grafismos foram todos intrínsecos à realização do filme.
"Tentamos introduzir um sentido luminescente de cor, luz e reflexos em vários destes mundos de sonho", diz Charles. "Muitos dos espaços que produzimos são também bastante gráficos. Porque o filme é baseado numa história de banda desenhada, estávamos sempre à procura de uma imagem que fosse forte e gráfica, não tão colorida, mas rica, que acompanhasse os espaços mágicos que o Doutor Estranho visita. É um filme interessante, porque nunca se tem a certeza de quando é que se vai abrir uma porta para um cenário real onde se quer entrar."
Uma vez que a existência de outras dimensões só existe na nossa imaginação, o Departamento de Arte foi muito importante para ajudar a realizar o sonho de Scott. Foram feitos cerca de 800 desenhos, três mil desenhos de conceitos e criados 40 modelos de cenários ao longo do filme.
O cenário da rua de Hong Kong foi construído no exterior de uma estrada de serviço nos Longcross Studios, em Londres e tinha 174m. Foi criado com base nas imagens que o Departamento de Arte reuniu em Hong Kong. O cenário tinha 35 lojas, incluindo restaurantes, quiosques de comida, lavandarias, oficinas automóveis, relojoarias, talhos, ervanárias, armazéns, papelarias e gráficas.
As cenas na rua de Hong Kong, uma das sequências de ação mais desafiadoras realizadas pela Marvel Studios, foram filmadas em vários estágios de destruição. A rua foi ficando gradualmente destruída, o oposto de como será exibido no grande ecrã, onde passa de destruída a limpa. Significa que tudo teve de ser envelhecido, desde a sinalização das lojas aos veículos. Para ajudar a criar a destruição, foram usadas 350 toneladas de entulho real.
Para preparar a personagem de Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch esteve com neurocirurgiões e deslocou-se com o designer de produção a quartos e salas de emergência hospitalar, em Nova Iorque, para chegarem à luz e às texturas que necessitavam de reproduzir para criar um ambiente hospitalar realista no grande ecrã.
Durante as filmagens em Nova Iorque, Benedict Cumberbatch foi beber chá entre cenas com a sua esposa e alguns amigos num café em Greenwich Village, a apareceu vestido com a roupa da personagem, surpreendendo os nova-iorquinos que, de repente tinham um super-herói ao pé deles.
Algum tempo depois, noutra rua de Nova Iorque, pouco antes da última cena do filme, Benedict entrou numa loja de banda desenhada para dizer 'Olá' e rapidamente o momento foi capturado com selfies, tornando-se viral em todo o mundo.
Saiba em que cinemas está em exibição e os horários das sessões