Cartaz de cinema

Tudo o que deve saber sobre "À Procura de Dory"

Publicado em 19 Jun. 2016 às 22:55, por , em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Posters, Bastidores)

Tudo o que deve saber sobre "À Procura de Dory"

"À Procura de Dory" volta a dar as boas-vindas ao peixe azul esquecido Dory, que vive no recife com Nemo e Marlin. Quando de repente se lembra que tem uma família lá fora  que pode estar à sua procura, Dory recruta Marlin e Nemo para uma aventura até ao Instituto de Vida Marinha da Califórnia (IVM), um centro de reabilitação e aquário.

Num esforço para encontrar a mãe e o pai, Dory pede ajuda a três residentes do IVM: Hank, um polvo rabugento que escapa frequentemente aos funcionários, Bailey, uma baleia beluga convencida de que perdeu as suas capacidades de eco localização  e Destiny, um tubarão-baleia míope.

Sobre o novo filme, os realizadores, Andrew Stanton e Angus MacLane, dizem que estavam ansiosos por responder a algumas perguntas sobre o passado de Dory. "Ela tem o desejo natural de saber quem é e de onde vem", diz Stanton. "Sempre tive ideias sobre o passado de Dory e decidimos que tinha chegado o momento de o explorar."

"A perda de memória a curto prazo de Dory, anteriormente usada enquanto fonte de comédia, trouxe-lhe consequências sérias", diz a produtora Lindsey Collins. "Passou muito tempo sozinha antes de conhecer Marlin. É sempre otimista e alegre, mas no fundo tem medo do que lhe pode acontecer caso se perca outra vez. Enquanto luta para lidar com os seus defeitos - não tem problema em aceitar com quem se cruza. Nem se apercebe de que está rodeada de personagens que têm os seus próprios obstáculos a superar."

Trailer "À Procura de Dory"

A história começa um ano depois de Dory e Marlin estarem a viajar pelo oceano à procura de Nemo. A migração das raias mexe com a memória de Dory. "A experiência é muito parecida ao evento que a separou dos pais há muito tempo", revela Stanton. "É invadida por memórias e de repente fica muito motivada para ir à procura da sua família."

Num esforço para manter Dory concentrada para encontrar a sua família, os realizadores tiveram de perceber primeiro os seus problemas de memória. Lindsey diz", Enquanto Dory se esquece de detalhes do seu dia-a-dia - como o nome de Nemo - a sua memória emocional está muito bem - sabe que ama Nemo e Marlin. E o amor que sente pelos pais também está sempre presente."

De acordo com o co-realizador Angus MacLane, uma memória marca o início de uma nova aventura. "Começa uma missão - tanto interna como externa - para tentar encontrar a sua família", diz. "Mas Dory sente que não pode concretizá-la por conta própria e por isso vai falar com a sua nova família - Marlin e Nemo - para também participarem."

"À Procura de Dory" estreia nos cinemas a 23 de junho.

Curiosidades sobre as personagens de "À Procura de Dory"

Finding Dory

Laços familiares

Dory encontrou um lar juntamente com Marlin e Nemo, que a acolheram na sua família de barbatanas abertas. Os realizadores estudaram psicologia de adoção para perceber melhor como Dory se iria sentir numa família adotiva, mas ainda com dúvidas sobre o seu passado.

Redesenhar Dory

A personagem de Dory já tinha sido desenhada para o filme "À Procura de Nemo", mas os realizadores tiveram de a redesenhar para a tecnologia atual. Para alcançar as formas e as expressões específicas que o público reconhece como sendo de Dory, os artistas colocaram as imagens do primeiro filme lado a lado com as imagens da nova produção para assegurar que tudo estava como devia ser.

Novas vozes

Alexander Gould, que deu a voz original a Nemo, no filme de 2003, "À Procura de Nemo", fez 22 anos em maio. Por isso, foi necessário efetuar novas audições. O escolhido foi Hayden Rolence, de 12 anos. Como a audição teve lugar com muita antecedência foi obrigado a manter segredo. Foi difícil para o jovem que, mais do que qualquer outra coisa, queria partilhar a notícia com a avó.

Regressos

 Gould, que conquistou os corações dos realizadores há 13 anos, pode ser ouvido no novo filme, como a voz de um motorista de camião. O comediante Albert Brooks volta ao grande ecrã como a voz do peixe-palhaço Marlin. Os realizadores dizem que Albert é muito bom a improvisar. Enquanto quem em "À Procura de Nemo", Marlin carregava uma grande carga emocional, em "À Procura de Dory" está mais livre, dando a Albert muito maior liberdade.

Uma questão de tentáculos

Quando os designers estavam a trabalhar em Hank, o polvo rabugento, criaram tentáculos afunilados para o cefalópode. Os tentáculos foram trabalhados em separado do corpo e quando tentaram anexá-los, só cabiam sete. Os realizadores acharam que esta ser uma característica da personagem e acabaram incluí-la no guião. Os designers deram a Hank 50 ventosas por tentáculo, o que perfaz um total de 350 ventosas.

Reunião de velhos amigos

Quando foram feitas as audições para as vozes dos leões-marinhos Fluke e Rudder, os realizadores decidiram reunir  dois atores da aclamada série de televisão "The Wire", Idris Elba e Dominic West.

Um destino visionário

Destiny é um tubarão-baleia que está ao cuidado do Instituto de Vida Marinha, mas os realizadores no início não tinham a certeza sobre qual o mal que a afligia. Foi Bailey, a baleia beluga vizinha de Destiny, quem lhes abriu os olhos - por assim dizer. As belugas são conhecidas pelas suas capacidades de ecolocalização - algo descrito no filme como  "Os óculos mais potentes do mundo". Os realizadores decidiram que se Bailey tivesse uma ótima visão, Destiny ficava comprometida. Assim nasceu um tubarão-baleia míope.

Nada a ver

Becky, a excêntrica ave que ajuda Marlin e Nemo, recebeu o nome da diretora de produção, Becky Neiman-Cobb, que insiste no facto de não existir qualquer semelhança com a personagem.

 

"À Procura de Dory" em números

Finding Dory

  • 289. 240.840 Número de frames de animação principal que definem os pontos importantes de movimento numa sequência.
  • 25.090.947 Gostos no Facebook de Dory (mais do que qualquer outra personagem da Disney ou Pixar).
  • 103.639 Storyboards criados (em "Toy Story 3" foram 49.651).
  • 26.705 Peças individuais de coral colocadas em seis cenários pela equipa de decoração de cenários.
  • 16.091 Número de peixes que surgem a nadar na Exposição do Mar Aberto no Instituto de Vida Marinha.
  • 11.041 Equipamentos de expressões foram criados só para simular Hank (em média, as personagens precisam de cerca de 20).
  • 5.000 Raias que surgem na cena da migração das raias.
  • 1.108 Peixes que estão em quarentena no Instituto de Vida Marinha.
  • 746 Visitantes que aparecem no Instituto de Vida Marinha.
  • 350 É o número de ventosas de Hank: 50 ventosas em cada um dos sete tentáculos.
  • 319 Tentáculos adicionados a cada anémona-do-mar no oceano.
  • 118 Semanas necessárias para construír e articular Hank.
  • 83 Empregados do Instituto de Vida Marinha que aparecem no filme.
  • 51 Minutos de filme que incluem grupos de personagens (mais do dobro da média de um filme da Pixar).
  • 45 Ramos acrescentados a cada seção da floresta de algas subaquática no exterior do Instituto de Vida Marinha.
  • 22 Semanas passadas a desenhar Hank para lhe dar textura extra e cor, bem como a fazer com que fosse possível camuflar-se. (Em média uma personagem demora menos de oito semanas a ser construída.)
  • 13 Anos desde que estreou "À Procura de Nemo".
  • 4 Nomeações para os Oscars de "À Procura de Nemo". O filme venceu a categoria de Melhor Filme de Animação – foi o primeiro filme da Pixar a receber esse prémio.

 

"Piper" - a curta que antecede o filme

Piper

Desta vez, a habitual curta-metragem da Pixar conta a história de uma adorável cria de ave que se aventura a sair pela primeira vez do ninho para procurar comida. O único problema é que o alimento se esconde debaixo da areia onde as frias, molhadas e terríveis ondas dão à costa...

"Piper" é realizada por Alan Barillaro e produzida por Marc Sondheimer.

Trailer "Piper"

 

Nas lojas

Os produtos inspirados pelo filme estarão disponíveis na Disney Store. Dory, Nemo, Marlin e Hank são os protagonistas da nova linha. 

  • Mochila de praia Hank
  • Toalha de Praia À Procura de Dory
  • Brinquedo Hank que muda de cor e fala
  • Brinquedo que nada Dory
  • Roupão infantil    
  • Fato de banho Infantil
  • Poncho-toalha infantil    
  • T-Shirt infantil com proteção contra raios solares UVA e UVB
  • Calções de banho infantis

Clique para ver a galeria "Produtos "À Procura de Dory""
Produtos "À Procura de Dory" 1/10