Publicado em 13 Mar. 2023 às 08:51, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Cinema Norte-Americano)
O favorito ganhou sete das onze categorias onde estava nomeado e "Ice Merchants" viu fugir o Óscar de melhor curta de animação.
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" foi o grande vencedor da noite dos Óscares ao vencer sete categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator Secundário.
Michelle Yeoh tornou-se a primeira asiática a ganhar o Oscar para a melhor atriz e Brendan Fraser confirmou o favoritismo ao receber a estatueta para o melhor ator.
Daniel Kwan e Daniel Scheinert ganharam o Oscar reservado aos realizadores.
Nos secundários, o domínio foi total para a comédia dramática sobre a dona de uma lavandaria a braços com uma aventura multidimensional. As estatuetas foram entregues a Jamie Lee Curtis, que interpreta uma funcionária das finanças, e Ke Huy Quan que faz de marido de Yeoh.
"A Oeste Nada de Novo" ganhou o prémio de melhor filme internacional e a versão de "Pinóquio" de Guillermo del Toro venceu o Oscar para melhor longa-metragem animada.
O primeiro nomeado português, "Ice Merchants", viu o sonho esfumar-se com a entrega do prémio de melhor curta de animação a ir para o seu maior concorrente, "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse".
Abaixo, pode consultar a lista completa de vencedores da edição 2023 dos Óscares.