Cartaz de cinema

"Três realizadoras portuguesas" chega às salas de 12 concelhos a partir de 9 de julho

Publicado em 2 Jul. 2020 às 17:46, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

"Três realizadoras portuguesas" chega às salas de 12 concelhos a partir de 9 de julho

Depois de terem passado por importantes festivais internacionais, as curtas-metragens "Dia de Festa", "Ruby" e "Cães Que Ladram aos Pássaros" estreiam juntas em várias salas do país.

A partir de 9 de julho, as curtas-metragens "Dia de Festa", realizada por Sofia Bost, "Ruby", por Mariana Gaivão, e "Cães que Ladram aos Pássaros", por Leonor Teles, chegam a doze salas de cinema, em todo o país.

A sessão "Três realizadoras portuguesas" revela três visões no feminino sobre o futuro e a juventude e representam o que melhor se faz no cinema português contemporâneo.

São as seguintes as salas confirmadas até ao momento:

Cinema Ideal (Lisboa), Cinema Trindade (Porto), Auditório Charlot (Setúbal), Cinema da Villa (Cascais),  Cineplace Estação Viana Shopping (Viana do Castelo), Cineplace La Vie (Caldas da Rainha), Cineplace La Vie (Guarda), Cineplace Serra Shopping (Covilhã), Cineplace Nova Arcada (Braga), Cineplace AlgarveShopping (Albufeira), Cineplace Parque Atlântico (Ponta Delgada), Cineplace MadeiraShopping (Funchal).

Estão ainda agendadas duas sessões especiais a 9 de julho, no Centro Cultural Malaposta (Odivelas) e no Cineclube Faro.

Depois de terem sido apresentadas em festivais como Veneza, Roterdão e Cannes, esta é uma oportunidade para que público português possa conhecer as mais recentes obras de três jovens realizadoras portuguesas.

Trailer "Três realizadoras portuguesas"

O primeiro filme apresentado nesta sessão é "Dia de Festa", a estreia de Sofia Bost na realização. Uma curta-metragem sobre a complexidade das relações entre mães e filhas, fez parte da competição oficial da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes 2019. Até à data, foi apresentado em mais de 18 festivais internacionais, tendo recebido os prémios de Melhor Atriz Secundária para Teresa Madruga no Caminhos do Cinema Português e o Prix du Jury Professionnel no Rencontres de Films Femmes Méditerranée.

O filme de Mariana Gaivão, "Ruby", arrecadou o Prémio para o Melhor Realizador Português no Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema 2019 e os prémios de Melhor Curta-Metragem e Melhor Cartaz no Caminhos do Cinema Português 2019. Foi ainda exibido no Internacional Film Festival Rotterdam, ou no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal, Canadá. O filme retrata uma comunidade estrangeira que veio habitar o interior rural e a geração seguinte, que já nasceu em Portugal e cresceu entre estes dois mundos, sem pertencer a nenhum.

"Cães Que Ladram aos Pássaros", o mais recente filme de Leonor Teles fecha esta sessão de curtas. Depois de um périplo por inúmeros festivais internacionais, esta é a primeira oportunidade para o público português ver a curta que acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária.

O filme estreou na passada edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. foi Nomeado para Melhor Curta Metragem Europeia nos 32º European Film Awards e recebeu o Tercero Premio del Jurado Internacional do Mecal Pro – Festival Internacional Cortometrajes y Animación. Leonor Teles recebeu em 2016 o Urso de Ouro na Berlinale pela curta "Balada de um Batráquio" e realizou a longa-metragem "Terra Franca", que chegou às salas portuguesas em 2019.