Publicado em 5 Jul. 2023 às 13:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Festivais de cinema)
Leonor Teles, Basil Da Cunha e Catarina Vasconcelos serão os representantes do cinema português no festival suíço que decorre de 2 a 12 de agosto.
Serão três os realizadores portugueses na 76.ª edição do Festival de Locarno, que se realiza entre 2 e 12 de agosto nesta cidade Suíça.
Leonor Teles estará em Locarno com "Baan", a sua primeira longa-metragem de ficção. O filme rodado integralmente em 16mm, com direção de fotografia a cargo da realizadora foi selecionada para a competição internacional. Protagonizado pela atriz Carolina Miragaia, conta uma história onde o tempo é subjectivo, ou até mesmo irrelevante e reflete sobre o conceito de "casa" ao acompanhar os desafios da chegada à vida adulta, quando a carreira profissional e os traumas dos relacionamentos podem ser avassaladores.
Em 2016, a primeira obra de Leonor Teles, a curta-metragem "Balada de um Batráquio" recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Em 2018, realizou o documentário "Terra Franca" e, mais recentemente, apresentou a curta-metragem "Cães que Ladram aos Pássaros" no Orizzonti Short Films Competition do Festival de Veneza 2019.
Também integrado na competição internacional de longas-metragens estará o luso-suíço Basil Da Cunha com "Manga d'Terra" que segue uma jovem mãe que deixa os dois filhos em Cabo Verde para ir trabalhar em Lisboa na esperança de lhes poder uma vida melhor.
Por seu turno, Catarina Vasconcelos estreará "Nocturno para uma Floresta" no concurso de curtas de autor da secção Pardi di domani.